O Bandeirantes foi representado na regata de Vela realizada pelo colégio Humboldt, na comemoração dos 250 anos do pesquisador Alexander von Humboldt, que é até hoje, a referência do Colégio Humboldt.
Nossos alunos Lucas Kjaer Arippol e Philip Kjaer Arippol , foram muito bem e ficaram em segundo lugar.
Na sequencia um texto da Sra Patricia Arippol, elucida a trajetória dos nossos alunos na Vela. Parabéns aos dois:
“A prática da Vela exige dedicação, pensamento tático e estratégico, equilíbrio físico e emocional, autonomia e concentração ao mesmo tempo em que promove o contato intenso com a natureza, sua força e seus imprevistos, além do exercício moral e ético dos integrantes das equipes. Tantos benefícios e a paixão pelo mar foram os ingredientes necessários para apresentarmos o esporte aos filhos.
O primeiro contato que tiveram com um veleiro foi em Ilhabela aos 7 anos de idade e há um ano e meio conheceram o YCSA (Yacht Clube Santo Amaro), na represa Guarapiranga (20-30 minutos de SP), onde encontraram o ambiente e a infraestrutura perfeitos para a prática do esporte, além da tradição e seriedade celebradas tantas vezes por atletas como Robert Scheidt, nosso maior medalhista Olímpico
Resultados Olímpicos de atletas do YCSA:
- Robert Scheidt – Classe Laser ouro em Atlanta 1996, em Atenas 2004 e prata em Sidney 2000
- Robert Scheidt e Bruno Prada – prata na classe Star em Beijing 2008
- Reinaldo Conrad e Burkhard Cordes– bronze no México 1968
- Reinaldo Conrad e Peter Ficker – bronze em Montreal 1976
- Alex Welter e Lars Björkström – ouro em Moscou 1980
A categoria de entrada na vela acontece geralmente com os barcos Optimists, pequenos veleiros individuais de fácil manejo, excelentes “barcos escola” desde a introdução até o aperfeiçoamento técnico dos jovens de 7 aos 15 anos (aproximadamente). Após 1 ano de escola de vela no YCSA, Philip e Lucas entraram para a equipe (flotilha) do clube com dedicação intensa aos finais de semana.
Como estreantes na flotilha, eles participaram nesse primeiro semestre de 5 etapas do Campeonato Paulista, e da tradicional Taça dos Lagos. O próximo passo será a descida dos OPs (Optmists) para o litoral onde começarão os treinos preparatórios para a Semana da Vela de Ilhabela em Julho. No segundo semestre de 2019 os treinos continuarão intensos na represa e no litoral em preparação para o Campeonato Brasileiro em Porto Alegre na categoria Estreantes.
O convite para os “Jogos Humboldt 2019 – 250 anos Alexander von Humboldt” veio através do YCSA, aberto para todos os atletas que desejassem representar suas escolas na categoria Dingue e Fast 230. participar que aconteceram entre os dias 12 e 19 de junho 2019.
Por serem irmãos, velejadores, estudantes do Band, decidiram tentar a categoria Dingue em equipe. Um desafio duplo pois nunca tinham velejado em dupla nem algo maior do que o Optmist.
Foram inscritos
-Colégio Humboldt (Branco)
-Colégio V. Porto Seguro (Azul)
-Colégio Bandeirantes
-British College Brazil
-Colégio Miguel de Cervantes
-Colégio Humboldt (Laranja)
-Colégio V. Porto Seguro (Branco)
Foi uma grande experiência e privilégio poder representar o Colégio Bandeirantes no evento, levando para casa o segundo lugar, esperando pelas próximas oportunidades e, quem sabe, dividir a raia com mais embarcações Band!!” Disse Patricia Arippol