Na última semana, o Diretor Presidente do Band, Mauro de Salles Aguiar, o Diretor, Hubert Alquéres, e o Coordenador de Processos de Avaliação Acadêmica, Cláudio Pinheiro, participaram da Conferência Internacional de Lançamento do PISA para Escolas no Brasil. O evento ocorreu no Rio de Janeiro e teve como objetivo divulgar às equipes gestoras da educação no país a finalidade e os objetivos do PISA-S, além da sua importância no cenário educacional, no contexto da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).
O PISA-S, uma nova modalidade de avaliação do PISA, é uma avaliação voluntária que apoia os esforços de melhoria da escola participante com base nas matrizes e escalas do Programa de Avaliação Internacional dos Estudantes (PISA) da OCDE. O PISA, por sua vez, trata-se de uma avaliação de sistemas nacionais de diversos países ao redor do mundo.
O exame, renomado internacionalmente, avalia a competência e habilidades dos estudantes de 15 anos em leitura, matemática e ciências. Cada escola participante também recebe um relatório detalhado com evidências acerca dos fatores que afetam seu desempenho e com indicações de como promover a melhoria da aprendizagem para todos os estudantes.
Apesar do evento de lançamento, o PISA-S já foi aplicado no país em 2017 em um projeto-piloto. Participaram 46 escolas, sendo pouco mais de 70% delas públicas. Dentre as privadas, estava o Band, que aceitou o convite e obteve resultados extraordinários, indo melhor, inclusive, que países líderes nas várias edições do PISA, como a Finlândia, Canadá, Japão, França, Reino Unido e os Estados Unidos. “Quando recebemos o convite, confesso que ficamos surpresos. O desafio era grande e muitas escolas chegaram até a recusar, mas para nós os resultados iam além. Era uma oportunidade imperdível para avaliar nosso trabalho e melhorá-lo”, comentou Mauro Aguiar.
Para o Coordenador de Processos de Avaliação Acadêmica, Cláudio Pinheiro, os resultados de destaque mundial dos estudantes são um reflexo tanto do engajamento dos alunos, que voluntariamente realizaram o complexo exame, quanto da dedicação do Band que se propôs a analisar e aprender com o projeto.
“Foi uma satisfação compartilhar e aprender com outros profissionais. Também pudemos conversar sobre o que se espera para a educação e formação dos jovens no futuro com todas as mudanças que vêm ocorrendo no mundo. ”
Mauro de Salles Aguiar foi também um dos debatedores da mesa “PISA para escolas no Brasil em 2017: resultados e experiências”. Nela, ele conta que se sentiu muito emocionado por ouvir diferentes histórias de escolas públicas bem-sucedidas no Brasil. “A troca foi maravilhosa. É muito importante para o Bandeirantes fazer parte de tudo isso. O nosso principal objetivo com os relatórios e resultados é promover melhorias no nosso ensino. ”, concluiu.