Do Theatro Municipal até o Páteo do Collégio, passando pelo Viaduto Santa Efigenia e a Praça das Artes, os alunos dos 9.os anos do Ensino Fundamental que participam da disciplina de SPACE, São Paulo: Abordagem Crítica do Espaço, tiveram a oportunidade de ir ao centro da cidade em uma visita pedagógica.
Guiados pelos professores do Band e pela equipe de Expressão Urbana, os estudantes puderam ter experiências do cotidiano da cidade. Percebendo os espaços e as situações urbanas, eles deram outros sentidos ao espaço e desenvolveram uma visão crítica das transformações em curso na cidade de São Paulo.
“A proposta preparada pela equipe teve como objetivo privilegiar a vivência, promovida pelas suas atividades e fomentar uma programação contínua de ações pela cidade. Tudo isso permitiu a experiência efetiva de processos de produção do espaço, que são temas abordados em sala de aula. ”, explica o Coordenador de Arte Filosofia e Sociologia, Regis de Lima.
Para a professora de Artes, Paula Ariane, ao explorar os imaginários pelas diversas visões dos alunos, é possível reconhecer novas formas de vivenciar e aprender o território urbano.
“A linguagem arquitetônica vai situando a história do crescimento da cidade de São Paulo no tempo e no espaço pela altura das edificações, pelo design, pelas técnicas construtivas, pelo desenho das fachadas, entre outros fatores. Tudo pode ser visto de perto e ao vivo pelos alunos. ”, concluiu o Professor de Linguagem Arquitetônica, Ivan Stancati.