“Antes do homem, tudo em torno de nós eram inutensílios.”, essa foi a frase que o aluno da 2.a série do Ensino Médio, Pedro Pereira, usou para introduzir a exposição dos Inutensílios produzidos por ele e seus colegas de série nas aulas de STEAM. O projeto resultou do esforço de mostrar as semelhanças e estabelecer um paralelo entre o processo de design e o método científico, comparando prototipagem e a repetição características do processo de design, com teste de hipóteses, característica do método científico.
Tanto o designer quanto o cientista partem de um problema em que precisam explorar e formular hipóteses para possíveis soluções. Seja para melhorar a experiência das pessoas ao tomarem café ou para formular uma nova vacina, o processo de prototipagem do design e o teste de hipóteses da ciência são equivalentes.
Colheres, facas, xícaras, escovas de dentes, e outros objetos foram modificados para atenderem a proposta. A ideia, segundo o Coordenador de Arte, Filosofia e Sociologia, Régis Lima, era incentivar os alunos a pensarem fora da caixa. Quanto mais ousadas, diversificadas e criativas forem as hipóteses e os protótipos, maiores são as chances de serem encontradas saídas e soluções para os problemas.
Os inutensílios são o resultado de um processo de brainstorming que convida o aluno a enxergar objetos comuns, no caso, utensílios do dia a dia, de modo criativo e não convencional, para que esses objetos possam ser ressignificados e utilizados de modos diversos. “Um jeito de conseguir isso é fazer um exercício de desconstrução da função original do objeto. Pensando nas diferentes finalidades dele e depois radicalizando e eliminando qualquer utilidade. No fundo, trata-se de um divertido exercício de criatividade, através do método de brainstorming, para potencializar as soluções de um problema. ”, contou.
Os Inutensílios ainda foram à Londrina para uma exposição na LAMB Arts Gallery de São Paulo. Os objetos foram levados até lá e apresentados diretamente ao público, trazendo grande reconhecimento para o projeto.