Há 3 anos, o Band realiza treinos personalizados com alguns de seus times esportivos. Começando pela equipe de Basquete em 2016, expandindo para o Handebol em 2017, até chegar no Futsal em 2018.
Para montar os treinos individuais, os alunos fazem alguns testes físicos que estipulam a força, agilidade e resistência de cada pessoa. Assim, baseados nos dados, os exercícios são feitos de acordo com o percentual de rendimento individual. Dessa forma, o estudante tem um treino feito especialmente para ele, de acordo com a sua necessidade.
Os atletas recebem uma planilha com os exercícios adequados para cada um. O treinamento funciona ao longo do ano inteiro, inclusive durante as férias, caso os alunos tenham a autonomia de seguir treinando. Para a Coordenadora de Educação Física e Esportes, Cláudia Franceschet, o amadurecimento vem de todos os lados pois, com o treino personalizado, os alunos crescem e também amadurecem ao longo do processo.
No final do ano, os alunos refazem os testes e ganham uma carteirinha com seus números de desempenho tanto do começo quanto do fim do ano. Dessa forma, eles têm seu progresso registrado.
O aluno da 3.a série e atleta de Handebol, Thomas Hamada, ressalta sua parte favorita dos treinamentos: “Eu acho que esses treinos são muito bons para os jogadores porque os testes mostram o desenvolvimento e evolução que o atleta teve ao longo do ano. Sem eles, eu não teria percebido a diferença do meu desempenho no começo e no fim do ano. ”
Já para o Subcoordenador de Educação Física e Esportes, Carlos De Simone, apesar dos exercícios não serem obrigatórios eles são fundamentais. “O aluno se sente mais valorizado e acaba olhando para o treino de uma maneira diferente” completou De Simone.