A Coordenadora de CPG, Maria Estela Zanini, concluiu o mestrado na área de formação de professores na Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP) com a dissertação “Convivência democrática na escola: em foco, as rodas de diálogo de professores”.
O trabalho foi uma oportunidade para refletir de forma crítica sobre as rodas de diálogo dos professores do Band. Esses encontros, que ocorrem desde maio de 2017, representam um espaço onde os educadores podem debater coletivamente temas importantes para eles, incentivando, assim, o desenvolvimento de valores positivos e da convivência democrática.
Nesse estudo, foram analisadas as rodas de diálogo de professores desde sua implantação até junho de 2018, totalizando 10 encontros. A análise de dados foi realizada a partir de levantamento, estudo e interpretação de documentos referentes a esse processo – as pautas e temas propostos para discussão nas rodas de professores e as atas de registro de cada um desses encontros. Os 25 temas apresentados na análise foram organizados em categorias, à posteriori, utilizando critérios objetivos, de autoria da pesquisadora. “Verifiquei que, no início, os temas propostos relacionavam-se a manifestos e reivindicações. Com o passar do tempo, foram surgindo mais propostas” exemplificou ela.
As assembleias docentes no Colégio Bandeirantes constituem parte de um Plano de Convivência Positiva que vem sendo desenvolvido na escola e é organizado em diversas ações, interligadas e complementares, que envolvem professores, gestão, alunos e funcionários.
A pesquisadora defende as rodas de diálogo como espaços para a resolução de conflitos que acontecem no ambiente escolar, “pois os professores têm a oportunidade de se manifestar em relação aos assuntos pautados, colocar suas opiniões a respeito, sugerir encaminhamentos e, dessa maneira, implicam-se na solução dos problemas”.