Aprendendo de maneira totalmente prática, alunos da 2.a série do Ensino Médio participaram da oficina sobre síntese de proteínas como parte da grade curricular. Tudo foi acompanhado pelos professores de Biologia, Carolina Oreb e Wilson Ferreira, e pelas assistentes de Biologia, Jennifer Auler e Marina Gomes.
A ideia era que, com o uso de massa de modelar, bolinhas de isopor e tachinhas, os alunos pudessem visualizar conceitos abstratos que envolvem os mecanismos do funcionamento celular. Assim, os alunos puderam assimilar conhecimentos de uma forma divertida e significativa.
Para a professora assistente, Jennifer Auler, por se tratar de um conteúdo abstrato, a atividade prática ajuda o aluno a enxergar o processo como um todo. “É possível ver um brilho no olhar dos estudantes que reflete a compreensão dos conceitos envolvidos na dinâmica. ”, destacou ela. “É uma oportunidade de colocar o aluno como protagonista do processo de aprendizagem, efetivando a compreensão significativa dos conteúdos”, acrescentou a professora Carolina.
Para o aluno Rafael Válio, da 2.a série do Ensino Médio, a atividade ajudou a gravar conceitos e entender melhor a síntese de proteínas. “É um processo minúsculo que é difícil de compreender. A oficina foi muito útil justamente porque nós tivemos que fazer tudo em grande escala”, explicou ele.