Você sabe qual é a importância da escuta ativa nas relações? Pode parecer fácil, mas ouvir e compreender o outro nem sempre é uma tarefa simples. Foi pensando nisso que alunos da CARE (Comissão de Apoio Racional e Emocional) participaram de conversa com o psicanalista e professor da Universidade de São Paulo, Christian Dunker.
A ideia do evento era propor uma reflexão sobre a escuta, já que ouvir o outro é um processo complexo onde não há certo e errado. É preciso hospedar em si informações sobre a pessoa para saber como falar com ela e, juntas, chegarem em uma saída. Além disso, essa foi uma maneira de capacitar novos membros que chegaram ao grupo recentemente.
“Queria que os alunos entendessem a importância de ouvir, no sentido de dar consideração. É onde está a chave para compreender alguém”, contou a orientadora da 3.a série do Ensino Médio, Renata Lourenço, destacando ainda a importância da CARE. “A escuta não pode ser técnica. Vai muito além e é isso que eu quero para a comissão. A CARE é espalhar sementes dessa escuta ativa”, disse ela.
A aluna da 3.a série do Ensino Médio, Sophia Costa, ressalta que a conversa reforçou os valores da CARE. “Ganhamos mais embasamento teórico de como realizar a escuta ativa. A ideia é levar essas informações para toda a comunidade Band”, disse ela.