Estimulando a criatividade e a leitura, alunos do 8.o ano do Ensino Fundamental participaram do concurso internacional “Quijote nos une”. Reunindo alunos da Espanha e Argentina, os estudantes do Band foram os únicos que representaram o Brasil.
A ideia do concurso era simples: a partir da leitura de adaptação da obra “Dom Quixote”, os alunos do Band deveriam fazer uma produção artística ou uma notícia que dialogasse com a história. Assim, houve uma premiação de cada escola participante.
No Colégio, os alunos não pouparam a criatividade e surgiram projetos de variados temas: desde um vídeo noticiando o aparecimento de Dom Quixote na Copa do Mundo até um jogo de tabuleiro. Ambos ganharam o primeiro lugar em suas categorias.
A professora de Língua Espanhola, Paula Araújo, conta que essa é uma maneira lúdica e divertida de assimilar um grande clássico da literatura, além de ser um incentivo para o hábito da leitura. “Ter esse primeiro contato com “Dom Quixote” é algo muito prazeroso. Eles se apropriam da obra de uma outra maneira”, contou ela.
Beatriz Soarez, do 8.o ano do Ensino Fundamental e uma das alunas que montou o tabuleiro, conta que fazer o jogo a ajudou a entender melhor a obra. “Nós tivemos que conversar sobre o que havíamos compreendido, escrever o manual e as cartas. Me senti orgulhosa”, disse ela.
Para a premiação, houve uma videoconferência com organizadores do concurso.