Desde 2015, os estudantes do ARPA (Aulas de Revisão Para Alunos) se reúnem para dar aulas para os colegas. Assim, passando de gestão em gestão, o projeto continua na ativa contando atualmente com 80 colaboradores.
Numa linguagem jovem, as aulas dadas pelos alunos ocorrem nas vésperas das semanas de prova. Cada um ensina uma matéria com a qual tem mais afinidade, contando com a ajuda dos professores para revisar o conteúdo. “Eles possuem uma linguagem deles e se mobilizaram em prol do conhecimento. Criaram uma cultura dentro da escola”, contou o Coordenador de Ciências da Natureza e Química, Ricardo Almeida.
Com a ajuda de Ricardo, são os próprios alunos que organizam o projeto. Porém, a chegada do final do ano demanda uma troca de gestão para que o ARPA continue a todo vapor. Assim, chegou a vez do atual diretor, Daniel Ferman, da 3.a série do Ensino Médio, passar o bastão para Giovani Carvalho, da 2.a série.
Giovani conta que a ideia para 2019 é, primeiramente, manter tudo o que foi conquistado até agora para, depois, trazer novas propostas como, por exemplo, criar um atendimento personalizado para dúvidas e também a produção de vídeoaulas. “Quero que seja algo cada vez mais enraizado na escola”, destacou ele.
“A maior importância do ARPA está em ser uma organização estudantil que, além de ajudar os alunos com os estudos, dá voz aos mesmos. É um projeto que se põe como lugar de apoio em tudo que os alunos precisam. Com o ARPA, aprendi que apenas com a união de todos, com diferentes pensamentos e habilidades, é possível fazer um projeto dar certo” contou Daniel.