Nas semanas que antecederam as eleições de 2018, uma série de eventos tomaram conta do Colégio para promover o voto consciente, o debate e, principalmente, expandir os conhecimentos dos alunos sobre cidadania. Tudo foi feito com base em ideias dos estudantes que surgiram durante rodas de diálogo.

Alberto Pfeifer
Primeiramente, uma conversa com o professor colaborador de Relações Internacionais da Universidade de São Paulo e consultor do Band, Alberto Pfeifer, buscou explicar para os alunos como funciona a eleição e as funções de cada um dos cargos. “Foi uma oportunidade ímpar para conhecer melhor a constituição, olhar para o histórico da República e entender o nosso papel”, contou a Coordenadora de História, Ana Cíntia Albuquerque.
Entre os alunos, aconteceram dois debates: um para o Ensino Médio e outro para o 9.o ano do Ensino Fundamental. Em ambos, a ideia era que os estudantes pudessem expor suas ideias sobre diversos temas e ouvir as opiniões dos colegas. “É extremamente importante ter esse espaço dentro da escola. Escutar o outro te dá a oportunidade de mudar o seu pensamento”, destacou a Coordenadora de Geografia, Márcia Abdo.
Em outro momento, foi a vez de conhecer alguns candidatos. O evento, organizado pelo aluno da 3.a série do Ensino Médio, André Pastore, trouxe candidatos a deputados federais e estaduais (Aline Torres – PSDB, Carina Vitral – PC do B, Rafael Auad – PSD e Gui Mendes – PPS). Todos estavam concorrendo pela primeira vez e pertenciam a partidos com diferentes propostas. Dessa forma, os jovens contaram para os alunos um pouco de suas histórias e suas ideias. “Acho incrível poder conversar com candidatos desde cedo e queria proporcionar isso para os outros alunos. O objetivo era nos aproximar da política, tirar o estigma de que não se pode falar sobre isso”, contou André.