O VI Encontro de Física de Partículas tomou conta do Band para um dia repleto de conhecimento e atividades. O evento contou com 82 pessoas, entre elas alunos e professores do Band e dos colégios Equipe, Miguel de Cervantes, Oswald de Andrade, Escola Vera Cruz e Instituto Acaia.
Em parceria com o CERN (Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear) e o IFT (Instituto de Física Teórica da Unesp), o encontro contou com conversas e vídeo conferências com os pesquisadores Eduardo Gregores, da UFABC, Mick Storr, do CERN, e Hélio Takai, do “Brookhaven National Laboratory”, nos Estados Unidos.
Além disso, houve atividades onde os alunos colocaram a mão na massa. Entre elas, por exemplo, os estudantes montaram uma câmera de nuvens para visualizar raios cósmicos. “Achei o experimento espetacular, uma das melhores partes do encontro. É algo invisível que, com a atividade, pudemos enxergar a olho nu”, ressaltou o aluno Gabriel Scalabrini, da 2.a série do Ensino Médio.
Já para o aluno Henri Boteon, da 2.a série do Ensino Médio, a oportunidade de saber como é trabalhar com física de partículas foi o que marcou o evento. “Pude ter uma noção de como é área, tanto aqui quanto no exterior”, contou ele.
O Coordenador de Física, Alexandre Magno, ressalta que o evento permitiu que os alunos entrassem em contato com a física nuclear. “É a divulgação de um assunto que não é muito abordado no Ensino Médio, mas que tem tido grande relevância no mundo acadêmico”, disse ele.
“Achei o encontro importante para despertar a curiosidade. Aumentou ainda mais minha vontade de aprender sobre o tema, que é novo e interessante”, completou Gabriel.