Se você acha que ir para a Disney é apenas diversão, alunos do 8.o e 9.o ano do Ensino Fundamental do Band podem te provar que é possível unir montanhas russas a muito conhecimento. Isso e muito mais foi o que definiu a viagem de 12 dias dos estudantes à terra da magia, acompanhados pelo professor de Física e STEAM, Gabriel Steinicke, e Catarine Nunes e Ricardo Birrer, da Coordenadoria Cultural.
Os quatro dias na Disney participando do programa “Youth Education” funcionaram assim: antes mesmo do lugar abrir, os alunos do Band tinham aulas com funcionários do parque e o objeto de estudo era o próprio brinquedo. Conhecendo os bastidores das máquinas que garantem toda a diversão, os alunos enxergaram, na prática, conceitos envolvendo gravidade, ótica, a evolução da tecnologia e até sustentabilidade.
“Quando a aula é interativa, ela passa a ser atrativa e fica muito interessante e divertida”, contou o aluno Giuliano Gianini, do 9.o ano do Ensino Fundamental. “Por ser algo muito experimental, gera significado e desperta o interesse do aluno pelo fenômeno”, completou o professor Gabriel.
Aproveitando a passagem pela Flórida, ainda houve uma visita à NASA, onde todos conheceram um pouco da casa da exploração espacial. Além disso, eles também foram ao parque de diversão “Universal Studios”, ao Museu Salvador Dalí, ao Museu Madame Tussauds e a um show do “Blue Man Group”.
Essa foi uma oportunidade não apenas para que os alunos conhecessem lugares e conhecimentos novos, como também conquistassem autonomia já que, para muitos, era a primeira viagem sem os pais. “Eles crescem como pessoas. Também é um momento para estreitar laços tanto com os amigos quanto com os professores”, acrescentou Gabriel.
“Me tornei bem mais responsável e independente com a viagem. Pude testar meu inglês sem depender de ninguém, me divertir e também fazer novos amigos”, concluiu Giuliano.
Galeria de imagens, clique aqui.