Unindo Ciências com Artes, alunos do 9.o ano do Ensino Fundamental criaram a tradicional tabela periódica que conta com desenhos e poemas inspirados em elementos químicos. Além de exposto na entrada do Colégio, o projeto também ganhou versão digital.
Tudo isso foi feito durante as aulas de STEM, com acompanhamento de perto dos professores e assistentes de ensino. Além disso, eles contaram com todos os recursos e materiais disponíveis nas salas ambiente, onde trabalharam em grupos.
O professor de STEAM, STEM e Física, Renato Vilar, conta que os alunos colocaram nos desenhos e poemas traços do próprio dia a dia. “Eles se apropriaram do elemento químico, dessa forma, passou a fazer sentido para eles”, disse ele. “Deviam elaborar uma forma criativa de representar o elemento, tanto de forma artística quanto na forma de um poema”, completou a assistente de ensino, Renata Magalhães.
O aluno Lucas Lima, do 9.o ano do Ensino Fundamental, destaca que, para poder criar tanto o desenho quanto o poema, teve que descobrir mais sobre o elemento. “Acho que foi legal por termos pesquisado e depois discutido com os amigos do grupo sobre o que cada um achava para formulação da nossa tela. Precisávamos saber da origem do elemento e outras informações”, contou ele.
Confira aqui a tabela periódica.