Como um degrau para chegar nas aulas de STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts and Maths) do Ensino Médio, o STEM (Science, Technology, Engineering and Maths), no 9.o ano do Ensino Fundamental, chegou englobando todo o conteúdo de Ciências em atividades no ambiente multiuso.
O curso tem como uma das principais ideias que o aluno seja protagonista. Para isso, há metodologias ativas para colocar o estudante no centro de seus projetos, além de trabalhos em grupos. O ambiente também proporciona experiências diferentes da sala de aula tradicional já que as mesas e paredes são móveis. Tudo isso mediado por um professor e um assistente de ensino.
“Nessa proposta e no contexto da história das descobertas científicas e filosofia da ciência, os alunos trabalham os conceitos da série sob diversas perspectivas”, contou a Coordenadora de Ciências e STEAM, Mariana Lorenzin.
O Coordenador Interino de STEAM, Renato Vilar, explica que todo o conteúdo do 9.o ano do Ensino Fundamental foi reorganizado e otimizado em aulas que desenvolvem um aluno mais completo. “Eles aprendem a trabalhar em grupo, estratégias para resolver problemas e também trabalham a empatia”, disse ele.
Dessa forma, o STEM traz mais prática e interdisciplinaridade para as aulas, preparando os alunos, que logo irão para o Ensino Médio, para o STEAM, onde as atividades são menos guiadas.