Embarcando numa viagem histórica repleta de diversão, alunos do 8.o ano do Ensino Fundamental foram direto para o acampamento Novo Horizonte (NH), em Botucatu, SP. Todos foram acompanhados pelos professores Cássio Marafante, de História, e Pedro Leão, de Artes, além de Ricardo Birrer, do Departamento Cultural.
Nessa temporada do NH, todas as atividades foram marcadas por atores que representavam personagens históricos que fizeram parte da Idade Moderna, período estudado pelos alunos. Além disso, também houve brincadeiras onde os alunos tinham que solucionar um mistério a partir de uma obra de arte.
Em um jogo, por exemplo, personagens representavam a escravidão no Brasil ou ainda o iluminismo, com a figura de Tiradentes. A ideia era que, a partir das brincadeiras, os alunos pudessem refletir e discutir, com a ajuda dos professores.
“O conteúdo da sala de aula se tornou muito mais atraente. As representações dos atores ajudaram os alunos a tornar todos os conceitos menos abstratos”, contou o professor Cássio.
Para a aluna Isabela Bignardi, do 8.o ano do Ensino Fundamental, tanto as atividades quanto o tempo que passou com os amigos marcaram a viagem. “Eu amei tudo. Aprendi mais sobre o museu do MASP e suas obras e também sobre o Tiradentes e os bandeirantes”, disse ela.
A viagem também foi uma boa oportunidade para integrar os alunos e aproximar professores e estudantes. Cássio conta que a convivência intensa durante os três dias de NH permitiu que todos se conhecessem melhor e criassem um laço que seria levado para a sala de aula. “Pude enxergar os alunos com outros olhos e entendê-los melhor”, completou ele.
Confira a galeria de imagens clicando aqui.