Superando desafios complexos, 30 alunos do Band garantiram medalhas de ouro na Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras, edição brasileira da competição francesa “Mathématiques Sans Frontières”. A prova, realizada em 2017, foi resolvida por grupos que representaram o 8.o e 9.o ano do Ensino Fundamental e a 1.a e 3.a série do Ensino Médio.
O exame foi feito em apenas uma etapa que, com todos os grupos reunidos, foi repleta de agitação. Nela, as equipes tiveram que resolver uma série de exercícios que, sem o trabalho em grupo, seriam muito mais difíceis de serem solucionados. Além disso, havia atividades em língua estrangeira e também um “problema projeto” em que os alunos tiveram que montar um objeto.
“Dentre todas as olimpíadas que eu fiz pelo Band, a Matemática Sem Fronteiras foi uma das mais legais por causa dos desafios da prova e, principalmente, o momento com os seus amigos”, disse o aluno formado em 2017, Gabriel Paganini.
O Coordenador de Matemática, Carlos Oliveira, conta que os desafios não eram fáceis. “Era preciso trabalhar em conjunto, ser organizado, ter iniciativa e um grande repertório”, contou ele, destacando ainda que os alunos não tiveram aulas preparatórias para a olimpíada e conquistaram o ouro apenas com os conhecimentos de sala de aula.