Essencial num mundo mergulhado na tecnologia, o “coding” – processo de escrita do programa de computador – está cada vez mais inserido no Band. Extremamente mesclada com outras disciplinas, a linguagem de programação iniciou no Colégio em 2017, no 6.o ano do Ensino Fundamental, e avançará para as outras turmas nos próximos anos.
Habilidades de programação são cada dia mais necessárias em todos os tipos de carreira. No Band, a ideia é que os alunos aprendam a lógica do “coding” ainda no Ensino Fundamental, inserindo-o como ferramenta no aprendizado de outras disciplinas. Para isso, uma equipe analisa conteúdos e estratégias pedagógicas onde tanto o “coding” quanto programas como o “Excel” possam ser usados.
Em uma oportunidade, os alunos utilizaram o aplicativo “Scratch” para programar um caminho pelo qual um boneco, que eles mesmos criaram, deveria passar para chegar à saída de um labirinto. Durante as aulas de Educação Física, o mesmo foi feito em tamanho real e os alunos deveriam solucioná-lo de olhos vendados, apenas com as orientações de um colega.
Dessa forma, os estudantes puderam perceber o quanto a linguagem da programação deve ser detalhada. “Eles viram, na prática, que os computadores não têm vontade própria. Cada comando deve ser específico, senão dá errado”, comentou o professor de STEAM, Renato Villar.
A Diretora Pedagógica, Mayra Ivanoff, conta que o mais importante é aprender o raciocínio necessário para programar um computador e o quanto este pode ser útil. “A inteligência artificial está cada vez mais presente. É a realidade desses alunos e eles já chegam na escola com essa demanda”, revelou ela.
No 7.o ano de 2018, a programação continuará presente de forma interdisciplinar, garantindo o aprendizado de novas habilidades. Assim, com o passar do tempo, o “coding” estará presente em todas as turmas de Ensino Fundamental.
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