Digite o que deseja buscar no campo acima e clique na lupa para encontrar
12 resultados encontrados para "termo buscado”
19/02/2018

indicações de leitura

#ciências #ciências sociais #economia #Educação #História #literatura internacional #pedagogia #psicologia

indicações de leitura

Publicado em 19/02/2018 09:35

03 - psicodramaFundamentos do psicodrama
Autor: Jacob Levy Moreno e Zerka Toeman Moreno
Editor: Summus
ISBN: 9788571830820

Nesta obra seminal de Moreno, o pai do psicodrama realiza uma série de conferências para médicos, psiquiatras, sociólogos, psicólogos e professores universitários de todas as partes do mundo e depois recebe comentários sobre suas ideias. Aqui ele delineia seus conceitos fundamentais, como o de espontaneidade, tele, jogo de papéis, ego-auxiliar etc. Fundamental para estudantes e profissionais de psicodrama, o livro mostra que Moreno, ao contrário do que afirmam seus críticos, elabora sua teoria e seus métodos com imensa clareza. Além disso, expõe com dinamismo a coragem intelectual de um homem que ousou criticar frontalmente a psicanálise, criou a psicoterapia de grupo e foi precursor do movimento antipsiquiátrico hoje tão em voga.

…………………………………………………………..

16 - redesoupardesRedes ou paredes: a escola em tempos de dispersão
Autora: Paula Sibilia
Editora: Contraponto
ISBN: 9788578660697

O livro propõe um denso debate acerca do papel da escola na atualidade. A autora parte de uma análise da evolução dos métodos pedagógicos ao longo da história para discutir os desafios da educação em nossa era – informática, digital e interativa -, em que os antigos rituais escolares não podem competir com os feitiços tecnológicos.

 

…………………………………………………………..

07 - ConversacomConversas com um jovem professor
Autor: Leandro Karnal
Editora: Contexto
ISBN: 9788572447232

O professor entra na escola e parece que nasceu para dar aula: sabe como lidar com os alunos, faz camaradagem com os colegas, dialoga com os pais. Nunca comete um deslize, passa muito bem o seu recado e todos o adoram. Será que nasceu sabendo ou foi aprendendo ao longo de alguns sucessos e outros tantos fracassos? Muitos são os livros que trazem teorias sobre a sala de aula, mas faltava um sobre a prática de ensinar. Não falta mais. Nestas ‘conversas’ o leitor não encontrará citações de grandes obras, conhecerá experiências em classe. Tanto as que deram certo como as que fizeram o autor se arrepender depois. Professor com vasta experiência, dono de texto envolvente, Leandro Karnal discute os problemas cotidianos daqueles que lecionam: como dar aula, como corrigir provas, o que é necessário lembrar numa reunião com os pais. Em poucas palavras: como realmente lidar com as práticas escolares. Obra imprescindível para quem se aventura a ensinar.

…………………………………………………………..

12 - saberesSaberes docentes e formação profissional
Autor: Maurice tardif
Editora: Vozes
ISBN: 9788532626684

O livro discute os saberes que servem de base aos professores para realizarem seu trabalho em sala de aula. São criticados os enfoques anglo-americanos que reduzem o saber dos professores a processos psicológicos, assim como certas visões europeias tecnicistas que alimentam atualmente as abordagens por competência e também se posiciona de forma crítica em relação às concepções sociológicas tradicionais que associam os professores a agentes de reprodução das estruturas sociais dominantes.

…………………………………………………………..

04 -bioestIntrodução à Bioestatística
Autora: Sonia Vieira
Editora: Elsevier
ISBN: 9788535277166

Introdução à Bioestatística é um livro imprescindível para os profissionais da área da saúde que precisam interpretar estatísticas e para aqueles que fazem ou leem pesquisas científicas. Com linguagem clara e acessível, este livro apresenta os conceitos teóricos de forma didática, sempre com muitos exemplos e exercícios. Com o crescimento da atividade científica e o progresso tecnológico, as ciências da saúde recorrem cada vez mais à Estatística para fazer análise de fenômenos biológicos e a leitura, a condução e a avaliação de uma pesquisa dependem, em boa parte, do conhecimento do pesquisador sobre as potencialidades e as limitações das técnicas estatísticas utilizadas.

…………………………………………………………..

06 -amoracienciaAmor à ciência: ensaios sobre o materialismo darwiniano
Autor: José Eli da Veiga
Editora: Senac
ISBN: 9788539613137

A ideia central de Amor à ciência: ensaios sobre o materialismo darwiniano é que não pode haver materialismo científico que não seja, antes de tudo, darwiniano. Para justificar tal afirmação, a obra apresenta uma visão panorâmica da crescente utilidade cognitiva da estrutura conceitual darwiniana em ciências tão diversas quanto a psicologia e a física quântica, passando por quase todas as ciências sociais.

…………………………………………………………..

05 - dialogoDiálogo de culturas
Autor: Leandro Karnal
Editora: Contexto
ISBN: 9788552000167

“Sempre achei fascinante ampliar a visão e pensar a realidade além da parede técnica do especialista. Espero que o leitor lance sobre mim o mesmo método que lanço sobre todos os textos que encaro: ler com atenção e analisar, dissecar e destrinçar o que li. Escrever sobre muitos temas é um desafio curioso. Tenho uma formação profissional na área de História e um olhar treinado para questões específicas. Ao dirigir esse olhar para fora do meu gueto, compreendo coisas novas num processo recíproco de aprendizado. Escrever é uma prática. O cerne do que acredito (o diálogo, o combate ao preconceito, a crítica às exclusões sociais e culturais etc.) nunca muda. Este livro é fruto do desafio de considerar a possibilidade do diálogo entre áreas distintas e cruzamento de temas diversos.”
Leandro Karnal

…………………………………………………………..

10 - historiapensadaHistória pensada: teoria e método na historiografia europeia do século XIX
Autor: Estevão de Rezende Martins
Editora: Contexto
ISBN: 9788572444682

A disciplina da historiografia, no sentido contemporâneo do termo, surgiu na transição do século XIX para o século XX, mediante um primeiro corpo de regras e normas metodológicas fixado sob influência do positivismo e do historicismo. Os autores e os textos que constam da presente obra foram escolhidos em função de seu caráter estratégico para a compreensão desse percurso de estruturação dos modelos de conhecimento histórico e de sua repercussão. Optou-se por autores e textos não (ou dificilmente) disponíveis em português. A seleção, tradução e revisão dos textos foram feitas por historiadores, que também escreveram um comentário em cada capítulo.

…………………………………………………………..

08 - historiadorO historiador e suas fontes
Autora: Carla Bassanezi Pinsky e Tania Regina de Luca
Editora: Contexto
ISBN: 9788572444514

Como o pesquisador, na prática do seu oficio, pode trabalhar com fotografias, obras literárias, cartas, diários, discursos e pronunciamentos, testamentos, inventários, registros paroquiais e civis, processos criminais, materiais produzidos por órgãos de repressão ou mesmo com as inúmeras fontes do patrimônio cultural? Em O historiador e suas fontes, um grupo de historiadores experientes responde a essa questão, expondo um repertório variado de fontes interessantes e suas formas de utilização. A obra mostra também por que certos documentos adquirem maior ou menor relevância ao longo do tempo e em que isso afeta a História e a memória. Fala ainda de como os debates historiográficos, ao sabor das tendências modernas e pós-modernas alteram o uso das fontes históricas e afetam o ofício do historiador. O historiador e suas fontes é, portanto, uma instigante discussão sobre teoria e prática da História.

…………………………………………………………..

09 - dicionariconceirosDicionário de conceitos históricos
Autora: Kalina Vanderlei Silva e Maciel Henrique Silva
Editora: Contexto
ISBN: 9788572442985

Os autores deste livro defendem um conhecimento histórico compreensível e socialmente relevante. Para isso, fazem um cuidadoso mapeamento dos principais conceitos históricos que permeiam nosso dia-a-dia e introduzem o leitor em importantes discussões teóricas, sem se perderem, contudo, em um vocabulário excessivamente técnico. Os conceitos selecionados, abordados de forma dinâmica e de acordo com sua natureza, dividem-se em três tipos – primeiro, os conceitos históricos strictu sensu, ou seja, aquelas noções que só podem ser utilizadas para períodos e sociedades particulares. Em segundo lugar, conceitos mais abrangentes, muitas vezes denominados categorias de análise, que podem ser utilizados para diferentes períodos históricos. E, por último, conceitos que funcionam como ferramentas para o trabalho do historiador, como Historiografia, Interdisciplinaridade e Teoria.

…………………………………………………………..

13 - dicionariobrasilDicionário de datas da história do Brasil
Autora: Circe Bittencourt
Editora: Contexto
ISBN: 9788572442961

Este ´Dicionário de datas da história do Brasil´, escrito por uma equipe de especialistas de todo o Brasil, sob a coordenação da Professora Circe Bittencourt, coloca ao alcance do público o estado atual de conhecimento sobre as mais importantes datas do calendário brasileiro. O livro, que pode ser lido na sequência do calendário (por mês e dia), por ano, por tema – ou mesmo fora de qualquer ordem -, possibilita ao leitor consultar datas comemorativas e/ou fatos históricos ao longo do ano e identificar os assuntos conforme seu interesse – pesquisa, ensino, política educacional ou simples curiosidade. Políticos, militares, religiosos, empresários, intelectuais e artistas, assim como populações de diferentes etnias ou gênero, trabalhadores das cidades e do campo, são apresentados em diversas datas marcadas por lutas, confrontos e festas; datas mescladas por alegrias e tristezas; datas cheias de heroísmo e idealismo; datas manchadas por traições e mesquinharias.

…………………………………………………………..

11- cercoO cerco de Leningrado
Autor: Pierre Vallaund
Editora: Contexto
ISBN: 9788572447195

Por 900 dias os habitantes da cidade de Leningrado – atual São Petersburgo – viveram cercados por tropas nazistas. Um milhão de russos morreram na ocasião, dos quais 800 mil em consequência da fome. Contudo, esse terrível episódio da Segunda Guerra Mundial é frequentemente deixado em segundo plano em nome de outros embates. Com este livro, além do ponto de vista humano, a batalha de Leningrado é estudada em termos estratégicos, políticos e até simbólicos.
Em pleno século XX desenrolou-se um cerco digno da era medieval. A fome, a sede, o fogo também foram inimigos temíveis. Pesquisando nos diários íntimos, nas cartas, nos arquivos, o historiador Pierre Vallaud revive toda a dimensão trágica dessa sangrenta aventura humana. Ele destaca o heroísmo dos cidadãos, a ignomínia de alguns, o esgotamento dos soldados nos dois lados. Leningrado não será a mesma para os leitores deste livro.

…………………………………………………………..

14 - milnov1914-1918: a história da primeira guerra mundial
Autor: David Stevenson
Editora: Novo Século
ISBN: 9788542808193

A Obra Definitiva sobre o conflito que marcou um século.
No verão de 1914, a Europa explodiu em um frenesi de violência em massa. A guerra que se seguiu teve repercussões globais, destruindo quatro impérios e custando milhões de vidas. Mesmo os países vitoriosos foram marcados por uma geração, e ainda hoje permanecem dentro da sombra do conflito. Nesta nova e monumental análise, o renomado historiador David Stevenson reexamina as causas, a evolução e as repercussões desta guerra para acabar com a guerra, colocando-a no contexto de sua época e expondo suas dinâmicas subjacentes. Tecendo um histórico internacional amplo, com base nas mais recentes pesquisas, o autor oferece respostas convincentes para as perguntas fundamentais sobre como essa terrível luta se desenrolou – questões que permanecem perturbadoramente relevantes para o nosso próprio tempo.

…………………………………………………………..

18 - lafrancesLa France Défaite 1940-1945
Autor: Alya Aglan
Editora: La documentation Française
ISBN: 3303331281207

Ce dossier dresse le portrait de la France pendant la Seconde Guerre mondiale, sans oublier l’Empire français dont le rôle a été réévalué ces dernières années. L’Occupation et le régime de Vichy font éclore une société fracturée en tous points, dans laquelle les “ennemis de l’intérieur” sont désignés et persécutés. Certains optent pour une collaboration idéologique ou économique ; d’autres trouvent dans la Résistance un moyen d’échapper au destin que l’on veut leur imposer et de retrouver le chemin de la lutte. L’immense majorité tente de survivre dans des conditions extrêmement difficiles. Avec l’appui d’une riche iconographie, ce dossier restitue l’état de la société française de cette époque.

…………………………………………………………..

15 - introducaoaeconomiaIntrodução à economia
Autora: N. Gregory Mankiw
Editora: Contexto
ISBN: 9788572442961

O estudo de economia é um dos mais fascinantes e complexos de todas as ciências. Constitui-se, portanto, em estimulante desafio o domínio dos seus princípios fundamentais, conjugados com a necessidade do entendimento das inúmeras dificuldades com que a economia global vem se defrontando. Para melhor compreender o mundo e poder participar ativamente dele é preciso ter à mão um manual completo e atualizado. Esta obra, além dos ferramentais consagrados, dispõe também das mais recentes descobertas da economia e dos instrumentos de política econômica para utilizá-la.

…………………………………………………………..

01 - diveritosDireitos humanos e vida cotidiana
Autor: Oscar Vilhena Vieira [et al]
Editora: FGV
ISBN: 9788522519354

Direitos humanos e vida cotidiana, obra elaborada e publicada em parceria com a Escola de Direito da FGV (Direito-SP), trata, em linguagem direta e com abordagem de casos concretos, os conceitos fundamentais dessa área, que abrange tantas outras.
Destinada aos docentes e estudantes do Ensino Médio, mas acessível ao público em geral, o livro está inserido numa perspectiva de educação em direitos humanos que, mesmo não relacionada diretamente a uma disciplina obrigatória, vai despertar ou desenvolver nos alunos e professores da Educação Básica a noção de que, individual ou coletivamente, toda a sociedade é capaz de crescer e reinventar o mundo, com bases mais justas, e não apenas repetir os erros recorrentes na história.

…………………………………………………………..

17 - baiaBaía de Guanabara: passado, presente, futuros
Autor: David Zee [et al]
Editora: Contraponto
ISBN: 9788588742871

A Baía de Guanabara é uma generosa paisagem que, ao longo dos tempos, vem alimentando e abrigando diferentes populações humanas.
Suas águas outrora límpidas forneceram peixes e crustáceos e por elas trafegaram canoas indígenas, caravelas e navios a vapor. Viajantes das mais diversas paragens buscavam abrigo em suas águas calmas. Hoje ela é uma via utilizada por navios cargueiros, lanchas, barcos de recreação, navios-sonda e plataformas de petróleo.
No limiar do terceiro milênio, vários atores se empenham em diagnosticar e apontar caminhos para a convivência harmoniosa dos municípios que circundam a Baía de Guanabara com seus ecossistemas.

…………………………………………………………..

19 -coloniaFilipson: memórias da primeira colônia judaica no Rio Grande do Sul
Autora: Frida Alexandr
Editora: Fugor
ISBN:

Crônicas do primeiro assentamento de imigrantes judeus europeus que chegaram ao Rio Grande do Sul a partir do começo do século, vindos principalmente da Rússia.

 

 

 

…………………………………………………………..

…………………………………………………………..

02 - mortenoniloMorte no Nilo
Autora: Agatha Christie
Editora: Nova Fronteira
ISBN: 9788520936511

A jovem herdeira Linnet Ridgeway parece conseguir tudo o que quer. No entanto, quando rouba o noivo de sua melhor amiga e se casa com ele sem pensar duas vezes, talvez Linnet esteja indo longe demais…
Em sua viagem de lua de mel num cruzeiro pelo rio Nilo, no Egito, o casal apaixonado se depara com uma série de antagonistas interessados em sua fortuna e em provocar sua infelicidade. Então Linnet é encontrada morta, com um tiro na cabeça. O detetive Hercule Poirot, que por acaso também estava no navio, entra em ação para tentar montar mais esse quebra-cabeça.

Notícias

Mais sobre Acervo

#administração, #economia, #Educação, #História, #mangá, #psicologia, #revistas em quadrinhos, 13/04/2018

Indicações de leitura

#atualidades, #ciências, #ciências sociais, #curiosidades, #economia, #Educação, #geografia, #política, 05/04/2018

Periódicos de abril/ 2018

#Astronomia, #atualidades, #ciências, #economia, #humor, #jornalismo, #medicina, 08/03/2018

Periódicos de março/ 2018