Dando combustível para a reta final dos vestibulares, alunos da 3.a série do Ensino Médio conheceram faculdades da Universidade de São Paulo de um jeito especial: por alunos formados no Band que atualmente estudam na USP.
Organizadas pelo Coordenador de Processos de Avaliação Acadêmica, Cláudio Pinheiro, as visitas reuniram cerca de 75 alunos, acompanhados por Cláudio, Eneida de Castro, professora de Língua Portuguesa, Luísa Santos, estagiária de Geografia e Cristina Rebello, da Orientação Profissional.
Em diferentes dias, os alunos visitaram a Escola Politécnica, a Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Faculdade de Economia e Administração, Faculdade de Medicina e a Faculdade de Direito. Em cada uma os estudantes que fizeram Band deram dicas, tiraram dúvidas e mostraram um lado diferente do lugar onde estudam.
“Pelo fato dos alunos que apresentaram também terem estudado no Band, todos se identificaram muito. Ficou a sensação de que se eles conseguiram, os que estão prestando agora também conseguirão”, comentou Cláudio.
“As alunas me mostraram a experiência de fora da sala. Foi enriquecedor estar lá, vi a Faculdade de Direito com outros olhos, se tornou um objetivo”, disse a aluna Maria Laura Preuss, da 3.a série do Ensino Médio.
A ideia surgiu a partir das visitas de futuros pais e alunos ao Colégio, organizadas pelo Departamento Cultural, nas quais alunos já formados apresentam o Band, contando para os visitantes suas próprias experiências durante a época da escola. Da mesma forma, ao visitar as faculdades os alunos tiveram contato com experiências reais de pessoas que passaram pela mesma situação.
“Foi muito gratificante para mim apresentar minha faculdade. É importante conhecer diferentes pontos do lugar que te interessa, pode fazer a diferença na escolha”, disse Carolina Stampone, formada no Band em 2015 e atual estudante de Direito na Faculdade de Direito da USP.
Devido ao sucesso das visitas, Cláudio garante que, para 2018, a oportunidade será oferecida novamente ainda no 1.o semestre, contando com outras instituições. Assim, além de motivar, a visita vai ajudar os alunos a escolher uma carreira.