Com o tema de autorretrato, alunos da Oficina de Fotografia realizaram um dia de Portas Abertas, encerrando as atividades do ano. O evento interativo ocorreu no terceiro andar do Colégio com direito a vídeos, imagens impressas, estúdio fotográfico e apresentação no espaço do Studio 268.
A Oficina de Fotografia, idealizada pelo professor de Ciências e CPG, Waldir Hernandes, e desenvolvida com alunos do 8.o ano do Ensino Fundamental, ocorre há cinco anos no Colégio vinculada à disciplina de CPG, com o objetivo de discutir, por meio de fotografias, temas da adolescência.
Para o dia de “portas abertas” deste ano, a ideia foi refletir sobre a forma como desejamos ser vistos na sociedade e como as pessoas realmente nos enxergam. Para isso, os convidados foram caracterizados de Frida Kahlo ou Charles Chaplin, considerados pelo grupo como pessoas que souberam se expressar no mundo. Assim, todos foram fotografados e produzidos pelos alunos.
O professor Waldir explica que, durante todas as dinâmicas realizadas ao longo do ano, o aluno aprendeu a educar o próprio olhar. “Quando o jovem, por meio da lente, passa a enxergar o mundo, é algo transformador”, explicou ele.
“Eu pude aprender algumas técnicas de fotografia como exposição de luz e contraste. Pude aperfeiçoar a forma como quero me expressar no mundo e como quero ser visto por outras pessoas. Aprendi que posso mostrar como eu sou através de uma simples foto”, disse o aluno Nicholas Bochio, do 8.o ano do Ensino Fundamental.
Durante o ano, junto ao professor Waldir, os alunos foram auxiliados por Denise Nonoya, psicodramatista, Stefano Alcântara, da Resource IT Solutions e por monitores – alunos que participaram da Oficina em outros anos.