Para a capa da revista Neuroeducação, o professor de STEAM, Tiago Eugênio, escreveu o artigo Empatia em sala de aula.
Interessado nas inovações tecnológicas na área da educação, Tiago mergulhou nas descobertas científicas acerca de “neurônios espelhos”, que, em linhas gerais, permitem biologicamente que o ser humano seja empático, se colocando no lugar do outro.
Assim, o professor explica a necessidade de se alinhar as atividades pedagógicas com o exercício da empatia, garantindo um aprendizado mais eficaz.
“A empatia é algo bem trabalhado no STEAM, onde os alunos, além de se autoavaliarem, são produtores e não consumidores de conhecimento. Colocar a mão na massa é essencial para o processo empático”, explicou ele associando as aulas de STEAM do Band com seu artigo.
O artigo ainda cita um projeto desenvolvido por alunos do Band, orientados pela professora de Química, Rosiani Telles. Nele, os estudantes, interessados em desenvolver um aplicativo para cadeirantes, passaram uma manhã na cadeira de rodas para se colocar no lugar do outro.
A 11.a edição da “Neuroeducação” já está disponível nas bancas.