Com gostinho de vida universitária, alunos da 2.a série do Ensino Médio participaram de curso sobre Biotecnologia na Florida University, na cidade de Gainesville. A viagem durou oito dias e os estudantes foram acompanhados pelos professores Guilherme Aguiar, de Educação Física, Lucianne Leigue, de Biotecnologia e pela consultora de STEAM, Andresa Cuginotti.
As aulas aconteceram no laboratório Biotility, parceiro da universidade. Lá, o contato com equipamentos de última geração e com professores renomados foi a peça chave para todo o aprendizado adquirido.
Entre as avançadas práticas realizadas pelos alunos destacam-se a micropipetagem, análise forense, purificação de DNA e pesquisas com bactérias transgênicas. Intensificando ainda mais a experiência, os alunos também participaram de uma conversa com o professor PhD Carlos Romero, do Departamento de Medicina Veterinária, sobre o desenvolvimento de testes moleculares para detectar doenças em mamíferos aquáticos. “As aulas abrangeram vários temas atuais e pude ter uma noção do que significa ser um cientista no século XXI. Com certeza foi uma experiência que me marcou muito e me motivou mais ainda a seguir carreira na área da Biologia”, comentou o aluno Rafael Gomes.
“Foi uma oportunidade única na qual eles tiveram contato com conhecimentos avançados sobre Biotecnologia para o Ensino Médio e puderam praticar muito o inglês”, completou a prof.a Lucianne.
Um dos atrativos da viagem foi ficar hospedado no dormitório da universidade, conhecendo a instituição de perto e vivenciando um pouco a vida de um estudante nos EUA. “A vivência de ficar em um campus foi muito valiosa para mim, pois pretendo estudar fora. Percebi que os estudantes se sentiam muito livres lá e podiam trabalhar em diversas áreas do conhecimento de forma prática, muito diferente de uma faculdade no Brasil”, concluiu Rafael.
Completando a viagem, os alunos curtiram os últimos três dias na Universal Studios e também assistiram ao Cirque du Soleil.