As páginas do livro A bailarina fantasma, de Socorro Acioli, foram saboreadas com avidez pelos alunos do 7.o ano do Ensino Fundamental que, após semanas mergulhados no universo dos personagens, puderam conversar com a escritora. A obra foi aderida como leitura do segundo bimestre e, com a visita, os alunos ampliaram seus conhecimentos a respeito da história e do mundo da escrita e leitura.
Logo cedo, cerca de 50 alunos já estavam à espera de Socorro Acioli. Empolgados, encheram a escritora de perguntas sobre a pesquisa do livro, criatividade, possíveis interpretações, personagens e momentos favoritos.
A autora contou aos alunos muitas curiosidades que descobriu enquanto ainda dava os primeiros passos na pesquisa. Muitas delas deram um novo tom a obra, expandindo ainda mais o universo criado por Socorro e ampliando os significados que rodeiam a história.
“Foi a primeira vez que eles conheceram uma escritora”, contou Michelle Miranda, Professora de Português. Para ela, foi uma ótima oportunidade de estimula-los não apenas a ler como também a escrever, já que Socorro falou sobre criatividade e o processo de escrita. “O livro e a história representam algo que eles nunca vão esquecer e a conversa com a autora de um livro que eles gostaram tanto reforçou isso”, completou Michelle.
A aluna Anna Beatriz Vaz Húngaro, do 7.o ano, destaca que está animada para ler a continuação do livro. “Gostei bastante da conversa, principalmente da parte que ela falou de como escreveu o livro da Bailarina Fantasma. Fiquei ansiosa para ler a continuação que ela está escrevendo”, contou Anna.