Discutir o mundo sem sair de São Paulo. Imersos no universo do Fórum FAAP, oito alunos tiveram a oportunidade de discutir política, fazer amizades e superar a timidez. A ideia do evento é reunir estudantes de 46 escolas para, em simulações de conferências internacionais, discutir assuntos globais. Essa foi a 13.a vez que o Band participou do evento e, nesta edição, os alunos representaram a Venezuela e a Áustria.
Falar em público, articular argumentos, trabalhar em grupo e fazer negociações foram algumas das habilidades exigidas pelo Fórum. Ao desenvolvê-las, os alunos aprendem a fazer política. “Este ano o maior destaque foi a forma como muitos alunos superaram a timidez e, por isso, também amadureceram”, ressaltou a Professora de Geografia, Regina Mara.
A integração entre adolescentes de diferentes escolas e lugares proporcionou um intercâmbio de conhecimentos além da criação de novas amizades, já que todos ali tinham um interesse em comum: a diplomacia.
Há no Colégio um modelo próprio de simulação da ONU, o MONU-EM, coordenado pelas professoras Regina Mara Fonseca, de Geografia, e Marina Consolmagno, de História. A simulação do primeiro semestre, por exemplo, envolveu 36 alunos do 1.o ano do Ensino Médio que discutiram sobre o uso de tecnologia militar e os direitos humanos nas atuais guerras. “Por causa dos conhecimentos de diplomacia que o MONU-EM proporciona, os alunos são sempre importantes nas conferências do Fórum” concluiu Regina Mara.
“Participar dessas simulações é sempre divertido e ao mesmo tempo bom para treinar como falar em público, negociar, discutir ideias. É bom ter versatilidade para lidar com temas diversos em qualquer momento”, disse o aluno João Gado, da 3.a série do Ensino Médio, que participou pela segunda vez do Fórum e pela quarta vez da simulação do MONU-EM.