Alunas do Ensino Médio foram convidadas pela empresa Oracle para um evento criado por mulheres para aumentar a participação feminina na área da tecnologia. Lá, as estudantes participaram de uma palestra na qual mulheres compartilharam suas carreiras. Além disso, houve uma conversa com o presidente da Oracle na América Latina, Luiz Meisler.
Hoje apenas 21% das vagas em Ciências da Computação no Brasil são ocupadas por mulheres. Isso porque um dos pensamentos que cercam o ramo da tecnologia é o estereótipo de que esse espaço é exclusivo dos homens. Assim, o evento foi desenvolvido exatamente para romper com essas ideias e mostrar que a mulher pode trabalhar nessa área que, de acordo com as estimativas, somará 1,4 milhão de vagas de emprego nos próximos anos.
“Eu gostei muito de ter entrado em contato com o curso de Ciências da Computação porque é uma carreira com um grande leque de oportunidades que eu nunca havia cogitado seguir”, disse a aluna da 1.a série do Ensino Médio, Amanda Colucci.
Além disso, as meninas puderam conhecer, a partir da conversa com as profissionais, diferentes formas de trabalhar com Ciências da Computação. Um exemplo disso é a possibilidade de inserir a tecnologia em projetos relacionados a outras áreas do conhecimento, como a música.
“Pude conhecer mais sobre tecnologia e quebrar todos os preconceitos que eu tinha em relação a área de Ciências da Computação” disse Gabriela Lopes, da 3.a série do Ensino Médio.