Quais são os medos e frustrações dos alunos e alunas do 1o ano do Band? O que eles querem? O que escutam? O que pensam e sentem? O que veem? O que falam e fazem? Quais as fraquezas? E os ganhos?
Estas perguntas foram feitas em sala aos estudantes do 1.o ano durante um exercício de cocriação de personagem, ferramenta típica do design thinking.
A ideia era criar uma Persona que representasse as alunas e alunos desta série do Band, e discutir a importância de definir e conhecer o público-alvo antes de fazer uma campanha comunitária.
Tendo este exercício como modelo, o desafio foi lançado: escolher um tema específico dentro de um tema amplo, Redução de Consumo, e pensar um público-alvo que precisa ser sensibilizado para esta causa. O primeiro passo? fazer entrevistas e pesquisas para conhecer este público e criar uma Persona que o represente. A dica importante: cuidado com maniqueísmo, ninguém é só bom ou só mau; quanto mais complexa a Persona, melhor, porque assim são as pessoas na vida.
Para entender melhor como funciona uma persona, criamos abaixo a persona dos estudantes do Bandeirantes, de acordo com as discussões que tivemos em sala. Dá só uma olhada: