Sendo a maioria do 3.o ano do Ensino Médio, os estudantes participaram de palestras sobre o assunto, fizeram uma videoconferência com pesquisadores do CERN (Organização Europeia para Pesquisa Nuclear), que responderam perguntas a respeito de suas pesquisas e a Física de partículas. O evento aconteceu no IFT (Instituto de Física Teórica da UNESP).
Participaram da videoconferência não só escolas de São Paulo, como também de Lyon (França), Debrecen (Hungria), Palaiseau (França) e Osijek (Croácia).
Após a videoconferência, os alunos fizeram uma visita virtual ao LHC e, em seguida, iniciaram a análise de dados reais coletados no Laboratório.
Foi realizada ainda uma exposição com inúmeros experimentos de Física e uma visita a “nuvem” da UNESP, o centro de computação utilizado pelos pesquisadores para suas simulações.
“Eventos como esse são muito importantes para que os alunos interessados estejam em contato com a Física moderna. Além disso, gostaria de ressaltar a excelente preparação que o professor Alexandre Magno oferece aos alunos que desejam comparecer ao Masterclass. ”, comentou o professor de Física que acompanhou os alunos no evento, Gabriel Steinicke.
“Posso dizer que a experiência no Masterclass foi única e engrandecedora. Dentre todas as atividades que participamos, o que mais me chamou atenção foi o tour via videoconferência que fizemos para conhecer o CERN e toda infraestrutura que a organização apresenta. “, finalizou o aluno Gabriel Paganini.