Um dos assuntos mais polêmicos do atual cenário social do Brasil é a quase absurda quantidade de presos (somos a terceira população carcerária do mundo) e a incapacidade do Estado em lidar com a situação. Foi este assunto que chamou a atenção de estudantes e professores para a realização do BandDebate: Controvérsias no Sistema Penal Brasileiro. O tema lotou o anfiteatro do Studio 268 com alunos de Ensino Médio.
Para apresentar fatos e uma visão especializada sobre tema, o Bandeirantes convidou o aluno que estudou no Band André Boiani e Azevedo, hoje renomado advogado criminalista e professor da Universidade Mackenzie.
Com base em toda a legislação penal do país , o convidado defendeu que a lei brasileira tem “prendido muito e de forma incorreta”, o que causa uma superlotação nas cadeias e uma situação próxima do caos.
“A linguagem coloquial e o olhar crítico do convidado fez com que todos não perdessem o foco; foi um evento muito rico elucidativo”, comemorou a coordenadora de História Ana Cíntia Amorim.
Após a palestra, os alunos organizaram um debate que também contou com a presença do advogado criminalista. “Essa discussão do sistema penitenciário foi muito válida, principalmente depois de episódios como as greves e levantes nas cadeias e as brigas entre as facções no começo do ano, que agravam ainda mais a situação precária dos presídios no Brasil. O Dr. André Boiani foi muito solícito e respondeu a todas as dúvidas dos alunos, e no debate que sucedeu abordamos temas como pena capital, privatização do sistema e a eficácia de penas mais pesadas.”, comentou Adriano Adoni, aluno da 3.a série e um dos organizadores do BandDebate.
Notícias