Alunos do nono ano participaram do ciclo de encontros Criação e Inovação em Economia e Política. O curso foi ministrado pelo Prof. Pedro Paulo Coelho (Geografia) e contou com apoio do Departamento de Geografia e dos alunos do 9.o que se interessavam pela temática, Rafael Icó e Julia Zucchi.
O objetivo principal dos encontros foi introduzir aos alunos os principais conceitos, temas e teorias relacionados à Economia no mundo contemporâneo e na vida cotidiana, destacando o papel da Política na Economia e da Economia na Política. Os encontros contaram com uma parte teórica, onde foram abordados elementos de Macroeconomia, Economia Política, teorias do desenvolvimento e crises econômicas e uma parte prática, onde os alunos puderam discutir problemas econômicos e propor intervenções e soluções criativas.
“Apesar de breve, o curso foi bastante produtivo e didático. Penso que atividades extracurriculares são extremamente interessantes, pois enriquecem o aprendizado até mesmo na sala de aula”, comentou o aluno Gustavo Callado.
Na opinião do professor Pedro Paulo, os alunos do 9.o ano possuem total capacidade de compreender e analisar os complexos problemas da Economia, que misturam questões de escolha social e individual, questões históricas, espaciais, culturais e políticas. “O estudo da Economia trabalha com questões de conteúdo social e humano, abordado por matérias como Geografia, História, Sociologia e Filosofia e também de lógica e análise, abordado em matérias tradicionalmente chamadas de ‘exatas'”, contou.
“Com certeza aprendi muito; desde o significado da palavra Economia até o que é a doença holandesa. Por isso, espero que o curso continue no ano que vem para o 1.o ano, já que Economia não é um assunto fácil de compreender e de assimilar com o nosso dia a dia”, finalizou o estudante Diego Lobo.
Notícias