Alunos do nono ano do Colégio, durante as aulas de SPACE (São Paulo Aprendizagem Compartilhada em Equipe), puderam entrar em contato com o funcionamento dos três poderes (Legislativo, Executivo e Judiciário), através do “Jogo da Política”.
O Jogo surgiu a partir de uma pesquisa realizada pelo projeto “Sonho Brasileiro da Política”, que identificou a vontade de muitos jovens de aprender sobre o universo da política na escola. Com base nisto, a empresa “Énois Inteligência Jovem” e o grupo “Lab Hacker” desenvolveram uma maneira lúdica de auxiliar a compreensão dos alunos no funcionamento dos poderes legislativo, judiciário e executivo.
A ex-professora de Laboratório de Química e CPG (Convivência em Prática de Grupo) do Band e consultora pedagógica do Jogo, Denise Curi, acredita que “é uma forma dos alunos imergirem no mundo da política de uma forma extremamente genuína, pois, o conteúdo é transmitido aos alunos por meio de diversas simulações que conseguem seduzir os estudantes”.
Cada uma das etapas exige processos que se diferem entre si. Quando o assunto tratado é o poder judiciário, por exemplo, os alunos são desafiados a julgarem uma determinada situação. Para simular o poder executivo, os participantes foram desafiados a orçarem os gastos de uma cidade, de acordo com o que julgavam mais importante. Por fim, o poder legislativo requereria em criar uma constituição e, em seguida, desenvolver um projeto de lei.
“O mais cativante do Jogo é que ele foi criado por jovens e, por conta disso, sua metodologia simples encanta jogadores de qualquer idade. Na minha opinião, ele não é só importante por englobar Matemática, Português, Ética e Justiça, mas sim pelo fato facilitar o entendimento de um assunto que parece muito distantes dos alunos de Ensino Fundamental, por exemplo. ”, finalizou Amanda Rahra, da empresa “Énois Inteligência Jovem”.
Confira o vídeo do jogo clicando aqui.
Notícias