Os alunos que participam do Projeto Biotecnologia assistiram à mais uma dramatização do grupo teatral PIC, liderado pela atriz Juliana Camargo Leite.
O Projeto Biotecnologia envolve diversas atividades com debates baseados em princípios de Bioética. É um projeto essencialmente interdisciplinar que visa, entre outras coisas, aprimorar a visão crítica, ética e empreendedora dos participantes em relação a avanços científicos no campo da Biotecnologia.
Desta vez, a situação apresentada envolvia o julgamento da médica envolvida no caso de eutanásia, que foi apresentado aos estudantes há alguns meses. O objetivo era desenvolver a empatia e sensibilização dos alunos frente a situações polêmicas da medicina.
“A atividade foi extremamente cativante pois os alunos participaram como júri e condenaram a atuação da médica. Depois de debaterem com o consultor em Bioética, Diógenes Batista, refletiram mais sobre a situação e alguns até mudaram de opinião”, pontuou a professora de Biologia, Ana Cristina Camargo.
“Foi muito difícil chegarmos a um consenso, uma vez que achamos que a médica deveria ser condenada por ter passado uma informação errada à paciente sobre o procedimento. Não só eu, mas uma boa parte dos alunos achou muito complexo participar dessa decisão, pois estávamos decidindo ali o rumo que a vida da médica, sua família e amigos tomaria”, finalizou a aluna Camila Alves, do segundo ano.