Desde o final dos anos 80, sob o nome presidenciáveis e a juventude, o Colégio começou a trazer candidatos a assumirem cargos públicos para um debate com os alunos. A primeira oportunidade foi durante as eleições de 1989, na qual, o Bandeirantes trouxe os candidatos Paulo Maluf, Mário Covas, Luís Inácio “Lula” da Silva, para a roda de discussões. Depois deste episódio, já com o nome de “BandeDebate”, José Serra, Geraldo Alckmin, Soninha e outras figuras da política já se fizeram presentes em tempos de eleições.
Em 2016, com as eleições municipais muito próximas, não foi diferente. O Bandeirantes deu a oportunidade de os estudantes ouvirem o Prefeito candidato a reeleição, Fernando Haddad.
O filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT) contou para os quase 170 presentes sobre sua trajetória na política. Na infância, o pai de Haddad se envolveu em um impasse jurídico; o então aluno do Band decidiu começar a cursar faculdade de Direito para ajudar seu familiar. Em um curto período de tempo, as Ciências Políticas se tornaram uma paixão e, assim, o engajamento com a política foi uma consequência de muita dedicação e interesse.
Em seguida, o espaço foi aberto para que os alunos debatessem livremente com o Prefeito sobre suas propostas, a situação atual da cidade de São Paulo e tirassem eventuais dúvidas. “Diria que foi muito enriquecedora a palestra. Haddad foi gentil e respondeu às perguntas dos alunos de forma direta e sem demagogia. O evento me pareceu muito mais um bate-papo com os alunos do que uma tentativa de simplesmente atrair eleitores. Pudemos sanar nossas dúvidas em relação à posição do Prefeito quanto à educação, transporte público, regulamentação do Uber, redução da velocidade e segurança pública, por exemplo ”, comentou um dos organizadores do evento e aluno da segunda série, Adriano Adoni.
“Receber o Prefeito de São Paulo é uma oportunidade incrível para os alunos. O ambiente descontraído deixa todos mais a vontade e, dessa forma, fazem perguntas para entender melhor como Haddad pretende alavancar São Paulo, em caso de reeleição. ”, finalizou o Coordenador do Departamento Cultural, Ricardo Aguirre.
Todos os candidatos à Prefeitura foram convidados para debates semelhantes que ocorrem desde o começo do semestre.
Notícias