Em seu aniversário de 12 anos, a Festa Literária de Paraty (FLIP), homenageou a poeta carioca Ana Cristina César, e reuniu 40 escritores de diversas nacionalidades. Nesta edição, o Bandeirantes foi representado pelas professoras Melissa Franca, Lenira Buscato e Cátia Pereira.
Professoras Lenira, Cátia e Melissa
“Durante esses cinco dias, a cidade respira literatura – mas também música, cinema e artes plásticas. Há, além da programação oficial, muitas outras atrações no circuito paralelo acontecendo. A efervescência cultural é grande e nos faz refletir sobre várias questões culturais, sociais e educacionais. Tivemos vários insights sobre nossa prática pedagógica lá; também tivemos a oportunidade de conhecer novos autores, o que é muito inspirador. É muito positivo o Colégio ter a preocupação de enviar todos os anos professores para participar dessa festa ”, contou Melissa.
Esta edição abordou de maneira mais central o trabalho da homenageada poeta carioca Ana Cristina César. Tanto a sessão de abertura, com o poeta Armando Freitas Filho, com quem Ana conviveu, quanto as mesas das professoras Heloísa Buarque de Holanda e Vilma Arêas foram um mergulho na obra dessa poeta tão intensa, contemporânea, enigmática.
Além disso, a Festa contou com a presença de figuras notórias. O historiador e biógrafo Benjamin Moser, o jornalista Caco Barcellos, o psicanalista Christian Dunker (pai do Mathias Dunker, aluno do Band), o escritor norueguês Karl Ove Knausgard e a Nobel de literatura deste ano, Svetlana Aleksiévitch.
“Foi impactante. Apesar de sempre ter sido uma vontade minha, esta foi a minha primeira vez no evento. Já tinha visto muitos vídeos e depoimentos, mas, estar imersa nesse mundo é algo indescritível”, finalizou a professora Cátia.
Notícias