Este segundo semestre da 5a. Temporada do BandForense começou com o estudo da Morte: definição, tipos, causas e mecanismos da morte. Há quanto tempo aconteceu? Livor, Algor e Rigor Mortis servem como marcadores do tempo, indicadores que mostram o momento aproximado no qual a vítima veio a óbito. O que mais pode ser usado como indicador? Outras formas de vida podem fazer esse trabalho muito bem.
Logo no segundo episódio uma caso sinistro e intrigante. Segundo o professor Tiago Eugênio: “O caso 05 do #Bandforense promete um estudo minucioso de pistas pequenas rastejantes, voadoras e algumas delas bem nojentas. Bones é o nosso gatilho popcultural e o caso “Pistas Vivas” é o nosso storyline que levará o aluno a refletir sobre a importância do conhecimento da#biodiversidade e do ciclo de vida de artrópodes para uma #investigação criminal.
Desenhamos um caso para explorar termos como livor, algor e rigor e procedimentos de autópsia. O aluno, por meio de um game criado pela nossa equipe, deverá fazer a busca de um corpo e realizar algumas análises utilizando diferentes #instrumentos típicos de #laboratório(microscópio, termômetro, infravermelho, pinça). As simulações serão feitas em ambiente digital, exceto a do microscópio. O ponto alto do caso é a análise subsequente, a de um misterioso farelo encontrado próximo ao corpo da #vítima.
Neste momento, a aplicação digital encaminhará o aluno para estações de análise, nas quais serão realizados testes e construção de padrões (grupos controles). A partir desse controle construído pelos próprios alunos, eles terão que determinar o que é, de fato, este farelo.
A atividade fica mais #interessante quando, ali no meio do farelo, ele visualiza pupas e larvas de #tenebrio (besouro).
Como num filme ou seriado estilo #Lost, tentaremos desvendar os mistérios daquele corpo encontrado em uma praia do Rio Grande do Norte. A início do enigma está justamente nos #insetos que abrirá um universo de possibilidades de exploração e estudo da fauna associada ao corpo…”
Muito conhecimento, ação e divertimento. Assim é o BandForense!