O que é gripe?
A gripe é uma infecção causado pelo vírus da influenza. Apresenta como sintomatologia: febre, dor no corpo, dor de cabeça, tosse, dificuldade para respirar. Dependendo do estado imunológico, nutricional e até psicológico (stress) a infecção pode ser mais ou menos grave.
Qual a diferença entre gripe e resfriado?
Ambas as doenças são transmitidas de pessoa para pessoa por gotículas respiratórias. O resfriado é causado por vários tipos de vírus e os sintomas são semelhantes ao da gripe variando também de leves a graves, dependendo da agressividade do vírus e do estado geral do paciente.
Não existe uma vacina especial para o resfriado porque existem centenas de vírus que podem causar a doença dificultando o desenvolvimento de uma vacina.
A gripe é causada pelo vírus da influenza que se subdivide em vários subtipos ou cepas que se renovam frequentemente, por isso é necessário atualizar a vacina anualmente com as cepas de vírus que estão circulando no momento.
O que fazer para evitar a gripe?
- Tomar a vacina contra a gripe.
- Lavar as mãos com frequência.
- Evitar ambientes fechados e cheios de gente.
- Evitar mudanças bruscas de temperatura.
- Pessoas gripadas devem proteger a boca ao tossir ou espirrar.
A vacina protege contra todas as cepas do vírus?
A vacina, está programada para proteger contra os tipos de vírus da influenza que tem maior probabilidade de circular este ano no Hemisfério Sul. Quem define a composição da vacina é a Organização Mundial da Saúde que faz a vigilância da gripe em todo o mundo.
Quem tem prioridade para tomar a vacina no Posto de Saúde?
- Crianças de 6 meses até os 5 anos.
- Pessoas de qualquer idade que apresentem doenças crônicas como asma, diabetes, doença renal.
- Profissionais da saúde, gestantes e pessoas acima de 60 anos.
Qualquer criança acima de 6 meses de idade pode receber a vacina. Já foi comprovado cientifica e estatisticamente que a vacinação de pessoas fora do grupo de risco é eficaz reduzindo faltas na escola e no trabalho.
Qual a eficácia da vacina?
A eficácia depende de vários fatores:
1. Se o vírus que irão circular são os definidos pela Organização Mundial da Saúde como os mais prováveis.
2. Idosos e pessoas com imunidade alterada podem apresentar uma eficácia menor.
Efeitos colaterais:
- A vacina é de vírus inativado logo não causa gripe como reação.
- Dor local, inchaço, hiperemia e febre podem ocorrer.
Contraindicações:
- Deve-se evitar aplicar a vacina em qualquer pessoa que apresente febre ou algum quadro agudo (diarreia pneumonia, resfriado).
- Crianças que apresentem reação alérgica grave ao ovo e pacientes em quimioterapia para câncer ou tomando remédios imunodepressores, devem consultar seu médico antes de tomarem a vacina.
Qual o esquema de vacinação?
Crianças menores de nove anos de idade que estejam se vacinando pela primeira vez recebem duas doses com um mês de intervalo (0,25 ml duas vezes). A dose para crianças de 6 meses a três anos é de 0,25 ml.
Departamento Científico de Pediatria Ambulatorial da Sociedade Brasileira de Pediatria.