A Oficina de Mídia, oferecida como parte da grade curricular de Português para os alunos da 1.a série, iniciou suas aulas deste ano. O projeto visa desenvolver habilidades de comunicação e expressão, produção em grupo, criatividade e leitura das mídias.
O curso Idade Mídia, presente há 13 anos no contra-turno das segundas series, serviu de base para construção da proposta curricular Oficina de Mídia. “As mídias fazem parte da cultura do jovem hoje, têm incidência na formação de sua identidade. Saber como são produzidas, ou o que vira ou não notícia, é algo fundamental para uma educação contemporânea. O Bandeirantes teve a visão de incorporar isso à grade de Língua Portuguesa”, afirmou o jornalista Alexandre Sayad.
Com encontros em sala de aula e outros também no contra-turno, os estudantes recebem uma proposta de trabalho relacionada a algum produto veículo de comunicação e devem apresentar um protótipo. O primeiro desafio lançado foi o de produzir um podcast (programa de rádio), tendo como motivação trechos literários de textos que serão trabalhados em Literatura ao longo do ano.
Para auxiliá-los com o andamento do projeto, os professores da Oficina, Alexandre Sayad, Bruna Waitman e Júlia Alqueres, realizam plantões de dúvidas semanalmente para que os alunos apresentem suas ideias e tenham orientação de possíveis modos de executá-las. “A ideia é exercitar a autonomia. O nosso trabalho é tirar dúvidas e ajudar eles a criar delimitações, mas eles podem fazer o projeto do jeito que quiserem”, declarou Júlia.
Além disso, os plantões também são espaço para convidados especialistas orientarem os estudantes em relação a questões técnicas. Na semana passada, por exemplo, o radialista André Russo, ex-repórter da Rádio Bandeirantes e atual jornalista da Rádio Estadão, veio conversar com os alunos e mostrar a perspectiva de um profissional. Russo aproveitou a aula para dar uma palestra sobre técnicas de rádio e propor um exercício em grupo para eles colocarem o conhecimento em prática. Nesta semana, Gustavo Poloni, ex-apresentador do Morning Show da Rádio Jovem Pan, irá participar do plantão.
No dia de entrega dos trabalhos, os estudantes devem participar de um Pitch, ou seja, uma apresentação de no máximo 3 minutos, para apresentar o produto criado. A avaliação ficará por conta de uma banca julgadora composta por um dos mentores da Oficina de Mídia e um convidado. Os alunos também irão se autoavaliar em relação ao processo de desenvolvimento do projeto. A nota deles será uma média entre a avaliação dos professores e a percepção dos estudantes.
“Nós acreditamos que trazer a Oficina de Mídia para dentro da sala de aula e fazer com que os alunos coloquem na prática aquilo que eles estão lendo, aprendendo, e produzindo em Língua Portuguesa, gera muito mais sentido para eles”, explicou Susana Húngaro, Coordenadora de Língua Portuguesa do Colégio. “ Além disso, é uma maneira de, de fato, realizar uma alfabetização para a mídias. Muito mais que produzir e interpretar textos, é uma oportunidade que o aluno tem de manter contato com pessoas que efetivamente criam conteúdo e refletir sobre a produção dessas mídias”, completou.