Alunos do 8.o e 9.o ano visitaram a exposição O Mundo de Tim Burton, no Museu da Imagem e do Som (MIS). Eles foram acompanhados pelos professores Paula Moraes e Pedro Leão, e por Catarine Pinheiro, do Departamento Cultural. O passeio aconteceu em duas datas (uma para cada série) e reuniu cerca de 40 estudantes por encontro.
Divididos em grupos de 20, os alunos foram guiados por educadores do Museu, que puderam explicar sobre o processo de criação de Tim Burton e mostrar detalhes sobre o acervo. “Tinha muito desenho dele e isso gerou uma curiosidade nos estudantes de observar essas ilustrações e perceber que ele não é realista, no sentido fotográfico, mas mesmo assim, é muito interessante. Eu vi que muitos alunos ficaram com vontade de sair dali rabiscando e desenhando como ele”, declarou Pedro.
“O interessante da exposição é que ela tem uma proposta de ‘entrar na cabeça do Tim Burton’. Então tinham várias referências que o autor usava como inspiração, incluindo A noite estrelada, de Van Gogh”, comentou Catarine. “ A educadora também contou que o escorregador na mostra é para representar o público entrando no cérebro do artista”, acrescentou.
Além disso, a ida à exposição também foi uma oportunidade dos alunos entrarem em contato com o conteúdo trabalhado em artes na sala de aula. “ Para o 9.o, tem uma parte de desenvolvimento de projeto gráfico e de animação, que é totalmente relacionado ao que eles estudam esse ano: cinema”, explicou o professor. “No caso do 8.o, eles ainda vão chegar nisso o ano que vem, mas é bom se acostumarem com a ideia de projeto que começa em um rascunho e termina em um filme. E é importante eles entenderem que, às vezes, a ideia inicial é uma e o resultado final é completamente diferente”, completou.