O Band adquiriu novas máquinas cortadoras de vinil para o laboratório STEAM. As ferramentas permitem que os alunos façam modelos de prototipagem rápida durante os projetos desenvolvidos em aula e trabalhem habilidades em design e engenharia.
A proposta é que o estudante use o aparelho para fazer desenhos planificados por meio de um programa como o Sketchup e mande para a máquina, que corta os moldes para a montagem de protótipos em 3D. A vantagem em relação às impressoras 3D é que este processo leva menos tempo, possibilitando a oportunidade de muitos modelos serem criados em aula.
“A rapidez ajuda muito. Todos os alunos vão poder testar suas ideias em larga escala durante o tempo de aula, o que é essencial”, ressaltou Cristiana Assumpção, Coordenadora do STEAM. “E a prototipagem é um símbolo desse mundo maker, dessa aprendizagem por projetos, por que é aí que ele concretiza e consegue visualizar no mundo real se algo vai funcionar ou não”, completou.
Além disso, o processo de modelagem com o novo equipamento faz com que o estudante trabalhe tanto habilidades matemáticas quanto visuoespaciais. “ É uma ferramenta que combina bem engenharia e artes”, finalizou Cristiana.