Na última semana de outubro aconteceu, no Mohawk College, na cidade de Hamilton, província de Ontario, Canadá, o 1.o InterAct 2015 Leadership Summit. A conferência foi a primeira desta natureza: uma oportunidade única de perguntar, explorar e encontrar respostas para uma pergunta crucial “Como criar comunidades acolhedoras e, assim, apoiar as pessoas que chegam a um novo ambiente? E que papel tem a língua como elemento de acolhimento?”.
O Summit foi aberto à participação da comunidade, indústria e líderes na educação que promovem e apoiam temas globais, diversidade cultural e um ambiente que passa de amigável para acolhedor. Do lado acadêmico, enfatizou-se a experiência de um aluno internacional, tanto dentro quanto fora da sala de aula. Foi nesse contexto que o prof. Olavo de Amorim, Coordenador de Inglês e de Assuntos Internacionais do Bandeirantes, foi convidado para o Summit como participante e palestrante.
“Tive a oportunidade de traçar um panorama sobre o ensino de Inglês no Brasil e sobre o programa de Inglês do Bandeirantes, que tem preocupação forte em ajudar o estudante a desenvolver as quatro habilidades da língua de forma consistente e, assim, preparar-se para ser uma pessoa de atuação confiante em qualquer cenário,” declarou o Professor. “Além disso, procurei traçar um perfil do estudante brasileiro e suas características de personalidade que podem ajudar a atenuar os chamados choques culturais”, completou.
O evento contou com a participação de speakers notáveis, como Lawrence Hill, escritor canadense autor de diversos livros, como “The Book of Negroes”. Seu quarto romance, “The Illegal”, foi lançado no Summit e estará disponível no mercado americano em 2016. O evento foi encerrado por um dos mais renomados ativistas sociais e cidadãos globais dedicados e decididos a fazerem diferença no mundo: Craig Kielburger , CEO e co-fundador do “Free the Children” e “Me to We. Craig” , que tem inspirado uma geração de jovens a serem agentes de mudança ativos globais.
Durante anos, o Colégio Bandeirantes manteve uma parceria com Mohawk College quando, durante o período de férias, alunos e professores tinham a oportunidade de cursar aulas de inglês especialmente planejadas para eles e de terem uma experiência cultural de viver com uma família canadense. “Voltar a Mohawk depois de 19 anos para participar do Summit teve um sabor muito mais gostoso em função dessa amizade com o Bandeirantes que perdura até hoje; também foi muito bom ver como o campus de Mohawk cresceu, aumentando a oferta de cursos de excelente qualidade,” finalizou Olavo.
Veja os speakers da conferência aqui.
Saiba mais sobre Mohawk, pelo 5.o ano consecutivo o college #1 na área da grande Toronto e Hamilton, clicando aqui.