Para finalizar a 4.a temporada do BandForense, curso extracurricular para os alunos do 9.os anos, os estudantes participantes montaram um caso de crime para os pais solucionarem. O objetivo foi demonstrar uma vivência do que eles realizaram no curso ao longo do ano. Estavam presentes a Coordenadora do projeto Cristiana Mattos, os professores envolvidos, Maria Lúcia Pereira, Marta Rabello, Tiago Eugênio, Thaís Milani e o perito criminal que auxilia no curso, Julio Ponce.
Ao chegarem na sala de aula em que aconteceu o evento, os pais se depararam com a cena de um assassinato encenada por uma aluna. Os estudantes então explicaram sobre o caso escolhido e as evidências deixadas que poderiam levar a solução do crime. Em seguida, os convidados foram divididos em três grupos, que se revezaram para analisar pegadas, amostras de sangue e impressões digitais, tutorados pelos próprios alunos.
“Foi muito gratificante ver o quanto eles aprenderam. Eu me vi diversas vezes na fala do aluno quando eles estavam reproduzindo as práticas do BandForense para os pais”, comentou a professora Maria Lúcia. “Os estudantes ficam por apresentar um caso para eles resolverem”, acrescentou.
O projeto existe há 4 anos e é inspirado em séries de TV como CSI. Utiliza o modelo norte americano de ensino interdisciplinar de Matemática, Física, Biologia e Química. A proposta surgiu a partir de um congresso em que os professores foram em São Francisco, Estados Unidos.