Na 3.a e última edição deste ano, o BandDebate trouxe para discussão o tema Maconha: Proibir, descriminalizar ou legalizar?. O evento teve como mesa diretora os alunos da 2.a série, Ana Clara Parga Nina, Laura Cubillas e Leonardo Racy e teve apoio do Departamento Cultural e das professoras Estela Zanini e Eva Turin. Também participou do debate a convidada Camila Silveira Magalhães, pesquisadora e psiquiatra da USP na área de consumo de álcool e cannabis.
Camila iniciou a atividade fazendo uma apresentação de dados sobre dependência química e efeitos do uso de drogas, tanto para os indivíduos, quanto para a sociedade. A palestra serviu para fornecer uma base de informações antes do debate, e assim, tornar a discussão mais produtiva.
Em seguida, os alunos puderam expor sua opinião sobre o tema e ouvir o que os colegas tinham a dizer. “Na minha opinião, esse foi, sem dúvida, um dos melhores debates que já tivemos. Principalmente porque não só foi uma discussão muito produtiva e ampla, como também muito rica em informações, o que sem dúvida é algo que mais almejamos de forma geral”, contou Leonardo.
“Ficou claro que a maior parte dos alunos defende mudanças na atual política de repressão às drogas, apresentando ideias que vão desde a descriminalização até a legalização da maconha. Os alunos souberam expor seus argumentos de maneira clara e respeitosa”, declarou Estela.
O BandDebate foi idealizado pelo Cultural em 2007, e teve grande interesse por parte dos alunos neste ano, que decidiram escolher temas de discussão e horários de reunião. Dentre a equipe de estudantes participantes da organização estavam Adriano Adoni, Caio Xavier, Isabela Cosin, Oswaldo Perez e Stephanie Ribeiro, da 1.a série, e Gabriel Lerner, da 2.a série. Também fez parte do apoio da 1.a edição do projeto, a professora de Geografia, Regina Mara.