O MONU-EM (Modelo das Nações Unidas para o Ensino Médio) completou 15 anos de existência em 2015. A simulação do 2.o semestre aconteceu em outubro, encerrando o 30.o ciclo do projeto. Além disso, houve uma comemoração para os alunos participantes do projeto, no Anfiteatro.
Durante um sábado, os estudantes se reuniram para debater sobre “Medidas de contenção do terrorismo no Boko Haram” como delegados de diferentes países no comitê direcionado ao problema na ONU. “A simulação foi um presente, os alunos estavam muito maduros na discussão, preparados para falar sobre o tema, sabiam o que estavam debatendo e como debater”, declarou Regina Mara, Coordenadora do projeto.
Já a comemoração aconteceu em uma tarde de quarta-feira, dia em que as aulas do projeto ocorrem, e contou com bolo, música e entrega de certificados para os participantes. Ainda como parte da celebração, foi mostrado um vídeo em que alguns dos aproximadamente 1000 alunos que passaram pelo MONU-EM em seus 15 anos de existência falam sobre a importância do projeto para a vida deles.
“Eu tenho muito orgulho de fazer parte disso. O MONU-EM só vai crescendo e se multiplicando com a mesma força e o mesmo gás do início”, comentou a professora. “O projeto só dá certo porque são os alunos que fazem ele, são eles que falam e se organizam. Os alunos ocupam o espaço de protagonistas e isso é o que faz com que eles se interessem tanto e gostem de participar das aulas e simulações”, acrescentou.
Para Regina Mara, as expectativas para os próximos anos são “as melhores possíveis”, já que cada vez mais os estudantes se interessam por assuntos internacionais e de política. “O jovem de hoje é globalizado, os alunos gostam de discutir as grandes questões globais que o projeto propõe”, finalizou.
Confira o vídeo produzido em homenagem aos 15 anos de MONU-EM abaixo.