Durante o mês de outubro, a Equipe de Português organizou três saraus: um na Casa das Rosas e dois no Band. Os eventos reuniram alunos para momentos regados a poesia, música e descontração.
Em plena tarde de sábado, estudantes do Ensino Médio e Fundamental, professores e funcionários ocuparam a Casa das Rosas para um sarau oferecido especialmente para eles.
Os participantes puderam recitar poemas, fazer apresentações musicais e assistir a amigos e colegas.
“Foi maravilhoso. É um clima bom, o microfone é aberto, então as pessoas vão se soltando ao longo do evento”, declarou a professora de Português, Marise Hansen. “É muito especial por ser na Casa das Rosas, que é voltado para a poesia e saraus, ganha um status diferente”, acrescentou.
Já em meio as aulas, durante o intervalo da manhã, os alunos e professores da 3.a série se reuniram na Biblioteca para um sarau mais intimista. Este ano, o poeta homenageado foi Fernando Pessoa, que completa 80 anos de sua morte em 2015.
“A união entre as áreas, o gosto pela poesia e pela arte em geral e a sensibilização das pessoas que participam sāo muito importantes”, comentou a Coordenadora de Português, Susana Vaz Húngaro.
Ainda aconteceu, no início do mês, um sarau direcionado para o 9.o ano, sob a organização das professoras de Português Cândida Gancho e Simone Christine. A iniciativa serve tanto como um espaço para a prática livre e sem cobranças do que é trabalhado em sala de aula durante o ano -que é poesia- quanto para a exposição de ideia.
“É uma oportunidade dos alunos declamarem, falarem e ouvirem poesia, tanto de autoria própria, quanto de algum poeta conhecido. É ao mesmo tempo gostoso e educativo”, contou Cândida.