Um dos pontos altos do Projeto Biotecnologia é a discussão sobre os organismos transgênicos.
Sempre envolvido em uma série de polêmicas, argumentações diversas que, por muitas vezes, são discordantes, o tema encanta os alunos do projeto que trazem para as atividades suas concepções prévias, além do conhecimento divulgado nas diferentes mídias.
Para ampliar a visão sobre o assunto, as atividades de 2015 foram organizadas de modo a proporcionar a reflexão sobre aspectos científicos, tecnológicos, econômicos, ambientais e sociais envolvidos na produção desses organismos.
Entender a transgenia é o ponto de partida para a compreensão sobre os diversos assuntos relacionados aos organismos transgênicos. Para tanto, os alunos tiveram uma aula especial com a coordenadora do Projeto e professora Ana Cristina Camargo de São Pedro, que trabalhou os conceitos, limites e possibilidades da técnica.
A abordagem inicial sobre os aspectos econômicos e sociais foi realizada em uma palestra proferida pela professora Regina Mara da Fonseca, parceira do projeto desde 1999. Com uma linguagem dinâmica e atenta aos dados atuais sobre a produção de alimentos com base na transgenia, a professora demonstrou os impactos do uso da técnica sobre a economia mundial, considerando os pequenos e grandes produtores, questões políticas associadas à rotulagem, além de proporcionar a reflexão sobre a fome no mundo.
Para os alunos, a palestra estimulou a busca por questões que ultrapassam a Ciência e as limitações da técnica, permitindo a percepção de diversos lados sobre um único assunto, incluindo os impactos em uma perspectiva global.
Os reflexos das percepções, sensações estimuladas e conhecimentos construídos na palestra foram vivenciados durante a visita que o grupo de alunos e professores participantes do projeto fizeram à Empresa Monsanto, localizada em Campinas.
Recebidos por uma equipe multidisciplinar, o grupo conheceu um pouco da rotina da empresa, seus princípios e valores, laboratórios de pesquisa, projetos em desenvolvimento, áreas de atuação e filosofia de trabalho, permitindo a vivência dos conceitos aprendidos e sua aplicação ao mercado de trabalho.
A discussão se tornou acalorada quando os questionamentos começaram. Sensibilizados pela imagem polêmica da Monsanto, divulgada em diferentes mídias, os alunos questionaram diversos aspectos da prática empresarial.
Desigualdade Social, Economia, Política, Ética, Sustentabilidade e impactos ambientais, além de estratégias Marketing, foram alguns dos temas que não faltaram no debate, considerado bastante embasado por dados e conceitos.
Conhecendo as múltiplas facetas dos organismos transgênicos é possível aproximar esse tema da realidade que vivemos para a formação de opinião e tomada de decisões diante de questões que atualmente estão em foco. Qual a sua opinião?