Digite o que deseja buscar no campo acima e clique na lupa para encontrar
12 resultados encontrados para "termo buscado”
21/10/2015

Autoria

#3E1 #Berardo #Em 1a. pessoa #fronteiras #na sala de aula #poesia #redação

Autoria

Publicado em 21/10/2015 06:30

Quais são as fronteiras do pensamento? Como definir o pensamento próprio, a autoria, a influência?

O papel das ideologias e discursos no pensamento de cada indivíduo serviu de reflexão – e inspiração – para a palavrartista Roberta Berardo. Tudo surgiu a partir de uma discussão sobre as fronteiras do pensamento, iniciada, em grupo, em uma aula de redação de classe. Cada grupo deveria selecionar ideias, argumentos, exemplos que fundamentassem sua opinião a respeito de alguma das fronteiras (psicológicas, do pensamento, da ciência, da linguagem, etc) apresentadas pela proposta de redação da Fuvest. Em seguida, deveriam definir o modo como gostariam de apresentar à classe as ideias levantadas.

O propósito do trabalho era estimular os alunos a buscarem mais e melhores ideias para fundamentar sua discussão no texto, antes de escrevê-lo. O resultado foi muito satisfatório, mas também, como mostra o poema da Roberta, belo, surpreendente.

Assim, devidamente contextualizado – como se precisasse! – segue “Autoria”, de Roberta Berardo.

Professora Melissa de Matos França Norcia

Sou um ser de opinião,
de crenças, ideologias.
Todas discutidas, defendidas.
Sou eu quem as determina?

Apresento argumentos.
Tese, antítese, síntese.
Falo com autonomia.
Porém, a dúvida fica:

Quando penso, penso?
Reproduzo?
A boca é minha
Mas e o discurso?

Não sei o que é de minha autoria.
Nem sei qual o meu intuito.
Só sei que na verdade,
sou um falante-mudo.

Roberta Berardo, 3E1

Notícias

Mais sobre Linguagens e códigos

#Olimpíada de Português, 03/12/2024

Confira os resultados da 2.a edição da Olimpíada de Português

#18.o Festival Cervantino, 02/12/2024

Educadoras participam do 13.o encontro “El Quijote nos une”.

#Língua Portuguesa, #Tecnologia Educacional, 19/09/2024

“Fonologia de papel”: uma parceria entre Tecnologia Educacional e Português