por Luiz Romero
A Organização das Nações Unidas (ONU) é uma instituição internacional formada por 192 Estados soberanos e fundada após a 2.a Guerra Mundial, em 24 de outubro de 1945, para manter a paz e a segurança no mundo, fomentar relações entre as nações, promover o progresso social, melhores padrões de vida e direitos humanos.
Em seu aniversário de 70 anos, a organização deseja continuar fazendo sentindo num mundo diferente daquele em que nasceu.
Em 2012, um plano de paz foi criado pela ONU para encerrar a guerra civil síria, iniciada um ano antes. As exigências incluíam cessar-fogo, retiradas de tropas de centros urbanos e permissão para a entrada pelo ex-secretário-geral Kofi Annan, aprovado pelas potências mundiais e até pelo ditador sírio Bashar al -Assad. Mas não durou: meses depois, governo e oposição quebraram o pacto e voltaram a guerrear.
Hoje, além dos mais de 200 mil mortos, foram um milhão de feridos e quse 8 milhões de refugiados. Esse triste episódio resume a crise que a ONU vive do alto de seus 70 anos: por que ela não consegue interromper a briga na Síria e em outros países? Será que ainda é uma organização relevante para mundo?
Leia mais na revista Super Interessante, n.352, out. 2015
Fonte: ROMERO, Luiz. Tá de parabéns? Super Interessante, São Paulo: Abril, n.352, out. 2015, p. 60 a 65, Política Internacional.