Identidade: entrevista a Benedetto Vecchi
Autor: Zygmunt Bauman
Editora: Zahar
ISBN 978-85-7110-889-9
A “modernidade líquida”, como afirma Zygmunt Bauman, coloca a identidade em um processo de transformação que provoca fenômenos como a crise do multiculturalismo, o fundamentalismo islâmico ou as comunidades virtuais da internet. Para o historiador, a questão da identidade não pode mais ser tratado pelos instrumentos tradicionais de entendimento. Faz-se necessário desenvolver uma reflexão mais adaptada à dinâmica do transitório, que se impõe sobre o perene.
Nesta entrevista que concedeu ao jornalista italiano Benedetto Vecchi, Bauman analisa as muitas consequências da “modernidade líquida” para a identidade – da vida em sociedade aos relacionamentos amorosos.
44 cartas do mundo líquido moderno
Autor: Zygmunt Bauman
Editora: Zahar
ISBN 978-85-378-0681-4
Twitter, iPod, Facebbok, sexo virtual, celebridade, moda, cartões de crédito, indústria cosmética, remédio, crise da educação, filmes, livros, Barack Obama – estes são alguns dos temas que marcam o itinerário da viagem de Zygmunt Bauman pelo mundo líquido moderno.
Ao longo do caminho, ele nos envia cartas esclarecedoras sobre nossa condição atual, alertando para que não nos percamos nos meandros criados pela sociedade de consumidores e, sobretudo, para que resistamos ao canto de sereia do apelo à individualização.
Amor líquido: sobre a fragilidade dos laços humano.
Autor: Zygman Bauman
Editora: Zahar
ISBN 978-85-7110-795-3
A modernidade líquida em que vivemos traz consigo uma misteriosa fragilidade dos laços humanos – um amor líquido. A insegurança inspirada por essa condição estimula desejos conflitantes de estreitar esses laços e ao mesmo tempo mantê-los frouxos.
Zygmunt bauman radiografa esse amor, tanto nos relacionamentos pessoais e familiares quanto no convívio social com estranhos. Com a percepção fina e apurada de sempre, busca esclarecer, registrar e apreender de que forma o homem sem vínculos – figura central dos tempos modernos – se conecta.
Almanaque do avião
Autor: Enesto Klotzel e Tomas Prieto
Editora: Panda Books
ISBN 798-85-7888-236-5
Desde o primeiro voo rudimentar em uma pipa gigante até os aviões supersônicos, o homem vem rompendo as barreiras do impossível. A fascinante história da aviação é repleta de personagens que possibilitaram a travessia de oceanos e a construção de aviões cada vez mais potentes.
Este livro, escrito e ilustrado por dois especialistas da área, mostra como ocorreu essa evolução e o impacto que a aviação exerceu na história da humanidade. Conheça os pioneiros da aviação, a história das grandes companhias aéreas e saiba por que os anos de guerra impulsionaram a fabricação de novos modelos.
Confira ainda como funciona um avião, para que serve o piloto automático, quanto tempo dura um pneu, os melhores e mais perigosos aeroportos do mundo e muito mais!
Depois de Auschwitz: o emocionante relato da irmã de Anne Frank que sobreviveu ao Holocausto
Autor: Eva Schloss
Editora: Universo dos Livros
ISBN 978-85-7930-539-9
Anne Frank escreveu no final de seu diário, pouco antes de ser capturada, que ainda acreditava que as pessoas tinham bons corações, mas eu me pergunto o que ela pensaria se tivesse sobrevivido aos campos de concentração de Auschiwitz e Bergen-Belsen.
Minhas experiências revelam que as pessoas têm uma capacidade única para crueldade, brutalidade e completa indiferença aos sentimentos humanos. É fácil afirmar que o bem e o mal existem dentro de cada um de nós, mas eu vi a realidade de perto, e isso me levou a uma vida de questionamentos sobre a alma humana.
Um país partido: 2014 a eleição mais suja da história
Autor: Marco Antonio Villa
Editora: Leya
ISBN 978-85-441-0122-3
Quem, no início de 2014, poderia prever o resultado das eleições presidenciais? O “volta Lula” rondava a candidatura de Dilma à reeleição. Havia dúvidas se os tucanos de São Paulo apoiariam Aécio Neves. Eduardo Campos lutava para se apresentar como alternativa à polarização PT-PSDB. Marina Silva era incógnita: sairia como vice de campos ou como cabeça de chapa?
Poucos meses depois, o governo petista se veria às voltas com a economia em declínio e denúncias de corrupção. Campos faleceria num trágico acidente aéreo. Marina ficaria à frente nas pesquisas eleitorais. Aécio, por algumas semanas, seria considerado carta fora do baralho. E isso era apenas o começo. Por fim, o Brasil sairia das urnas profundamente dividido.
O pássaro de ferro: uma história dos bastidores da segurança pública do Rio de janeiro
Autor: Marcio Colmerauer
Editora: Record
ISBN 978-85-01-03512-7
O pássaro de ferro narra em detalhes como e por que esse helicóptero foi comprado, desde os primeiros movimentos, ainda no governo de transição do recém-eleito governador Sérgio Cabral, no final de 2006, passando pelas viagens técnicas aos EUA e à Colômbia, até a escolha da aeronave perfeita para enfrentar a realidade imposta pela criminalidade urbana no Rio de janeiro. A história desse helicóptero serve como fio condutor para perpassar um período, durante os anos de 2007 e 2008, tanto de grandes sacrifícios quanto de muitas ação para as áreas operacionais das Polícias Civil e Militar.
Pintura Brasileira Séc. XXI
Autor: Isabel Diegues e Frederico Coelho
Editora: Cobogó
ISBN 978-85-60965-20-5
Nos últimos anos, o Brasil vivencia um fenômeno no circuito das artes plásticas com o surgimento de uma nova geração de artistas dedicados à pintura. Vigorosos defensores dessa técnica milenar, esses jovens artistas conquistaram o mundo das artes com uma produção prolífica e promissora.
Este livro vem afirmar a força da pintura contemporânea no Brasil. A publicação apresenta a produção de uma nova geração de artistas que surgiram no século XXI, ingressando no circuito profissional nesta década e já conquistando reconhecimento pela qualidade de seu trabalho.
Wiser: getting beyond groupthink to make groups smarter
Autor: Cass R. Sunstein
Editora: Harvard Business Review Press
ISBN 978-1-4221-2299-0
Why are group decisions so hard? Since the beginning of human history, people have made decisions in groups – first in families and villages, and now as part of companies, governments, school boards, religious organizations, or any one of countless other groups. And having more than one person to help decide is good because the group benefits from the collective knowledge of all of its members, and this results in better decisions. Right? Back to reality. We’ve all been involved in group decisions – and they’re hard. And they often turn out badly. Why? Many blame bad decisions on “groupthink” without a clear idea of what that term really means. Now, “Nudge” coauthor Cass Sunstein and leading decision-making scholar Reid Hastie shed light on the specifics of why and how group decisions go wrong – and offer tactics and lessons to help leaders avoid the pitfalls and reach better outcomes.
With examples from a range of organizations–from Google to the CIA – and written in an engaging and witty style, “Wiser” will not only enlighten you; it will help your team and your organization make better decisions – decisions that lead to greater success.