Marcelo Belisario, da 3.a série, desenvolveu um protótipo de chuveiro que permite a captação da água que geralmente é desperdiçada enquanto a temperatura do chuveiro esquenta. O projeto fez parte da Feira de Ciências de 2014 e foi um dos selecionados no LIYSF (London International YouthScience Forum) 2015 para ser apresentado ao público.
A ideia para o chuveiro surgiu a partir das discussões sobre a crise hídrica no ano passado e foi desenvolvido para a Feira de Ciências do Colégio, sob tutoria do professor de Laboratório de Física, Gabriel Steinicke e em conjunto com os alunos atualmente da 3.a série, Enrico Manfredini e João Takeuchi, além de Marcelo. Durante um ano, eles fizeram pesquisas e testes até conseguir chegar no modelo do projeto.
Já em julho deste ano, 14 alunos do Ensino Médio tiveram a oportunidade de participar do LIYSF (London International Youth Science Forum), um evento no qual os estudantes assistem aulas e demonstrações, fazem visitas a laboratórios de pesquisas e apresentam projetos na Imperial College. Dentre os 100 trabalhos apresentados, o do chuveiro, representado por Marcelo, foi escolhido entre os 10 melhores para serem mostrados em forma de palestra para todos os participantes do fórum.
Para o aluno, um aspecto que definiu a escolha dos jurados, foi a aplicação na vida cotidiana. “Podia ser um trabalho extraordinário, mas se não pudesse ser aplicado a situações reais, não valia nada para eles”, declarou Marcelo. Além disso, ele completa que a experiência foi importante para desenvolver habilidades de comunicação e perder o receio de apresentar em público.