No início do mês, Band recebeu Iberê Thenório e sua equipe para gravar um vídeo do canal Manual do Mundo no Youtube. Foram dois dias de trabalho, em conjunto com os alunos, que resultaram em um grande canhão de ar no ginásio, além de muito aprendizado e muita diversão.
O primeiro dia foi voltado para os cálculos de como seria viabilizado o experimento. Reunidos no HUB, Iberê e os estudantes construíram um pequeno modelo do que seria o canhão com o auxílio da impressora 3D para entender como seria o funcionamento.
O professor Gabriel Steinicke também participou da gravação no Laboratório de Física, utilizando um protótipo e fumaça colorida para demonstrar como seria no Ginásio. “Foi muito interessante. Primeiro por que eu sou espectador do Iberê e tive a oportunidade de ver todo o ‘por trás das câmera’. Depois -e o que foi mais surpreendente- foi poder ver o quanto os alunos o admiram e gostam do modo como ele divulga a ciência”, contou o professor.
Já no segundo dia, os estudantes “colocaram a mão na massa” e montaram as peças do canhão no ginásio. A partir de então, os alunos puderam se divertir “atirando” inúmeras vezes. Incluíram um momento de diversão, a “destruição” de uma pirâmide de copos de plástico e o lançamento de pó colorido, produzindo um festival das cores.
“O espaço do Colégio é muito bom, os laboratórios são ótimos e o HUB tem tudo a ver com o que é feito no Manual do Mundo. Porém, o mais incrível foram os alunos. Eles tinham todo o conhecimento para fazer os cálculos e também foram super ativos na montagem do canhão”, declarou Iberê. “Foi interessante, por que tem tudo a ver com o Bandeirantes e a proposta de aprender se divertindo”, afirmou Ricardo Aguirre, Coordenador do Departamento Cultural.
Para conferir a galeria de imagens, clique aqui.
Notícias